Escola de Artes Basileu França em Goiânia recebe investimento de mais de 40 milhões em reforma e ampliação

Durante a ampliação e reforma, que tem previsão de 15 meses, as aulas foram transferidas para novo endereço

Thaís Muniz
Por Thaís Muniz
0adc6b085e09c332fe91d48419435719

A Escola do Futuro de Goiás (EFG) em Artes Basileu França, localizada no Setor Universitário em Goiânia, está passando por uma transformação significativa. O Governo de Goiás, por meio da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti), deu início à segunda etapa da reforma e ampliação da escola, com um investimento de aproximadamente R$ 41 milhões.

O objetivo dessa iniciativa é modernizar e tornar o prédio mais seguro e confortável para os alunos e profissionais, proporcionando um ambiente propício ao desenvolvimento das diferentes modalidades artísticas oferecidas pela instituição. A previsão é que a obra seja concluída até o final do próximo ano.

Segundo o secretário de Ciência, Tecnologia e Inovação, José Frederico Lyra Netto, a proposta é entregar um espaço renovado, mais adequado às diferentes modalidades artísticas oferecidas pela escola, combinando com o universo das artes. Serão demolidas edificações horizontais existentes, correspondendo a aproximadamente 2,7 mil m², para dar lugar a quatro novos blocos verticais. O prédio administrativo e outros espaços em boas condições serão preservados.

A área construída da Escola do Futuro de Goiás será ampliada para 7,3 mil m² em um terreno de 8,6 mil m². Os quatro novos blocos serão destinados a cursos de música, artes visuais, ensino superior e atividades circenses, bem como projetos de Arte e Educação, miniauditório, administração e Teatro e Dança.

A nova estrutura contará com mais de 200 espaços, incluindo salas de aula e de ensaio, laboratórios, vestiários, sanitários, depósitos, área de convivência, lanchonete, cozinha, copa, biblioteca, miniauditório e pátio de recreação, proporcionando um ambiente propício para o desenvolvimento de cada modalidade artística.

Durante o período de reforma, as aulas da EFG em Artes Basileu França serão transferidas temporariamente para um novo endereço no Centro de Goiânia, na Rua 18, nº 81. No entanto, os espetáculos continuarão sendo realizados no Teatro Basileu França, localizado no Setor Universitário.

Vale ressaltar que a primeira etapa da reforma já foi concluída em dezembro de 2021, com a reestruturação do Teatro Basileu França. O investimento de R$ 6,3 milhões possibilitou melhorias no piso para espetáculos de balé, novo palco, iluminação cênica, aprimoramento acústico, alterações na fachada, aquisição de equipamentos e um projeto de arborização na entrada do espaço.

 

Veja também:

Escolas de Dança em Goiânia: 10 locais para quem quer aprender algo novo e se divertir dançando

 

Quer receber nossas dicas e notícias em primeira mão? É só entrar em um dos grupos do Curta Mais. Basta clicar AQUI e escolher.