Entre Minas, Brasília e Goiás, conheça um verdadeiro oásis no meio do cerrado

Buritis - a Rainha do Vale é rodeada por serras e possui grande potencial hídrico

Redação Curta Mais
Por Redação Curta Mais
f4c9845f8aa20919ce40078278d9c5c2

Situada as margens do rio Urucuia, principal afluente do Rio São Francisco, Buritis é uma das cidades mineiras mais próxima da Capital Federal, a cerca de 217 km de Brasília. O município possui dois distritos, São Pedro do Passa Três e Serra Bonita e faz divisa territorial com Arinos, Formoso, Unaí e Cabeceiras, em Goiás. 

A ‘Rainha do Vale’ além de ser rodeada de serras, guarda lindíssimas quedas d’aguas. Já são mais de 42 cachoeiras apenas no município de Buritis. Esse número triplica quando falamos sobre a região do Vale do Urucuia. As nascentes do município e região integram a Bacia do Rio São Francisco, que tem parte de suas nascentes em Buritis. O clima agradável e a lindíssima vegetação chamam atenção dos visitantes.

A natureza de Buritis favorece a prática de esportes radicais como o rapel, a tirolesa e as trilhas para motocross, como fazem os trilheiros da Equipe Terremoto e o grupo Trilheiros de Buritis. A natureza local favorece ainda a prática do ciclismo aventura e Mountain bike, esporte que ganha cada vez mais adeptos em todo o país.

Para além das belezas naturais, Buritis ainda abriga a produção de uma das cachaças mais requisitadas no país, a famosa Cachaça Urucuiana, produzida na fazenda HB. Outro atrativo que agrada o paladar dos turistas são os deliciosos queijos produzidos no Laticínio Vale dos Buritis. São mais 50 mil litros de leite captados e 40 produtos distribuídos nacionalmente.

Vale do Urucuia
O Vale formado por cima do aquífero do Urucuia é rodeado por serras e possui grande potencial hídrico, que deve ser preservado. Integra a Bacia do São Francisco, rio que tem parte de suas nascentes neste município. Fazem parte de seus afluentes os rios São Domingos, São Vicente, Córrego Fetal, Passa Três, Barriguda, Confins, dentre outros inúmeros ribeirões, córregos e nascentes que banham toda esta área. Os cinco principais afluentes que possuem maior volume de água, belezas naturais exuberantes e encontram-se a poucos quilômetros da cidade.

Cachoeira da Barriguda
Há 35 km de Buritis sentido região da Barriguda, esta cachoeira possui 120 m de altura. Na sede da propriedade, o Sr. Gonçalo oferece área com quiosque de palha e churrasqueira, tudo de modo bem rústico. Mais 700 metros de caminhada, chega-se a cachoeira. O turista pode ainda aproveitar o rio que passa na frente da casa.

Cachoeira do Confins
Conhecida como uma das mais belas cachoeiras da região, a cachoeira do Confins é composta por 3 quedas, onde a principal delas tem altura de 50 metros e grande volume de água. Localizada a 25 km de Buritis, a cachoeira fica dentro de uma propriedade privada. Para chegar até a primeira parte e mais alta queda é necessária uma caminhada com cerca de 3 km pelo cerrado da região.

Cachoeira do Passa Três
A cachoeira do córrego Passa Três está localizada a 48 km de Buritis próxima ao distrito de São Pedro do Passa Três. São 40 km percorridos na MG-400 pelo asfalto e mais 8 km em estrada de terra. A cachoeira possui cerca de 70m de altura em uma área totalmente preservada, dentro de uma propriedade particular.

Cachoeira do Retiro
A cachoeira do Retiro também conhecida como cachoeira da Dona Nazinha, proprietária da Pousada Monte Horebe, oferece além de belezas naturais, momentos de descanso e lazer. Está localizada a 14 km da cidade com saída pela Avenida Frei Pio Bars. 

Rio Urucuia
O Vale do Urucuia leva o nome deste grandioso rio, principal cursor d’água da cidade de Buritis e importante afluente do Rio São Francisco. A cachoeira fica há 25 km da cidade e é pública, disponibilizando espaço para Camping e lazer. A cachoeira do Urucuia, como conhecida por aqui, é uma cascata rochosa com grande volume de água e extenso comprimento do rio.

Fotos: Trilhas Urucuianas/Reprodução Instagram

Créditos Capa: Gil Valadares