Entenda a importância do tradicional Hotel Vila Boa que acaba de ser adquirido pelo Sesc Goiás

Hotel foi construído pelo Governo do Estado na década de 1970 com o objetivo de desenvolver a região

Fernanda Cappellesso
Por Fernanda Cappellesso
5800973aba3a576838e73a34f4ddf01e

Histórico e bastante tradicional, o Hotel Vila  Boa , na cidade de Goiás,  que é Patrimônio da Humanidade, teve o início de suas obras no ano de 1973 pelo governo do estado de Goiás, na gestão do então governador Leonino Di Ramos Caiado. O objetivo da construção era de estimular o desenvolvimento da região. A inauguração aconteceu em 1.975 na gestão do governador Irapuan Costa Jr. 

779f4ecde69176731ec82daa4d27552a.jpeg

 É preciso destacar que  o espaço histórico ainda tem muito do seu projeto inicial: as  grandes fachadas em vidro, os pisos do hall em mármore e os azulejos azuis e rosa nos banheiros. Outro destaque que faz do local um ponto importante para a visitação é sua localização estratégica. O prédio está no alto de um platô,  cercado por morros e muito verde,  de  onde o visitante tem uma visão privilegiada dos sítios históricos e da beleza natural da região de Goiás.

fe0cfe754263a6fa00f269f21d23f6b4.jpg

O hotel foi  administrado  pela Goiastur Turismo, empresa ligada à secretaria estadual de turismo do estado de Goiás, até 1990. A partir de 1991 o Hotel passou a ser administrado pela iniciativa privada Nesta semana, o Sesc-Goiás confirmou a aquisição do Hotel Vila Boa, com a intenção de  desenvolver uma ação permanente para a valorização da cultura regional

ea5d466c04d68e1813843d2915f43b15.jpeg

O presidente da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de Goiás (Fecomércio-GO), Marcelo Baiocchi, explicou que  a aquisição do hotel tem como objetivo  apoiar a cidade como polo turístico, cultural e gastronômico de porte nacional e internacional.  Ainda de acordo com ele, o foco é desenvolver uma ação permanente para a valorização da cultura regional. O Hotel Sesc da Cidade de Goiás deve entrar em operação em 2023. As adaptações no local começam ainda em janeiro.

 

Novidades 

 

De acordo cocm as informações divulgadas pelo Sesc Goiás, uma das primeiras atividades a ser desenvolvida será  a criação de uma galeria permanente de artes visuais no hotel para ajudar na divulgação das obras dos artistas da Cidade de Goiás e do Estado. O saguão deve contar com uma instalação permanente que conte e valorize a história da cidade e sua importância para Goiás e o Brasil.

 

Haverá ações voltadas para o desenvolvimento do folclore e histórias típicas da região, além da valorização de manifestações culturais como a Procissão do Fogaréu. Na área gastronômica, o trabalho será no resgate da culinária tradicional do município, do empadão goiano, da rosa de coco, do pastelinho e alfenim, para ficar em apenas alguns exemplos.