Entenda a importância da Igreja de grande relevância histórica na Região Metropolitana de Goiânia que será revitalizada

A Paróquia e Santuário Nossa Senhora Aparecida está protegida por lei específica de tombamento federal

Fernanda Cappellesso
Por Fernanda Cappellesso
02af197e983edf24006132d08c59f58a

A Paróquia e o Santuário Nossa Senhora Aparecida está localizada em Aparecida de Goiânia.  A igreja foi  Inaugurada em 11 de maio de 1924, dois anos depois da criação da cidade e está localizada à Praça Matriz, que fica na área central do município centenário.

 

Sua implantação, em praça plana, constitui-se em marco referencial para a cidade, que completou 100 anos de fundação em 2022.  Para a construção da Igreja foii escolhido para a construção da igreja o ponto mais alto de terras, considerado de fácil acesso à população. 

 

O Cruzeiro da igreja, doado por Aristides Frutuoso, foi fincado no local dia 3 de maio de 1922. No local, uma capela foi improvisada em um rancho de palha. A inauguração aconteceu com missa campal rezada no dia 11 de maio de 1922 pelo Padre Antão. No mesmo ano começou a construção da igreja com auxílio do povoado.

 

A igreja foi erguida com materiais encontrados na própria região, doados pelos benfeitores da obra. Coberta em telhas cerâmicas tipo capa e bica, alvenarias de adobe, estrutura autônoma de madeira aroeira e assoalho em tábuas. A iluminação era a querosene.

 

A imagem de Nossa Senhora Aparecida foi doada por padres redentoristas e o altar, que era menor, foi feito por irmãos artesãos. Um novo altar foi feito em Campinas, tendo sido buscado por José Cândido Filho em duas viagens de carro de boi.

 

Embora a igreja tenha sido executada já na segunda década do século XX, seu partido e solução formal-estilística guardam semelhanças com as soluções adotadas nas antigas matrizes das regiões mineradoras de Minas Gerais e Goiás ao longo do século XVIII. Entre elas destacam-se torre única central, partido retangular em dois blocos, sendo o primeiro bloco mais alto, com nave central incorporando a capela-mor; e o segundo bloco ladeado pelo volume mais baixo que corresponde às naves laterais e sacristia, contornando todo o volume principal.

 

Tais características permitem enquadrá-la como exemplar de arquitetura neocolonial. A Paróquia e Santuário Nossa Senhora Aparecida está protegida por lei específica de tombamento federal, por isso para a realização da reforma que será iniciada nesta quinta-feira, 26 de janeiro,  as obras as propostas de restauração foram aprovadas pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), mediante Termo de Referência, que estabelece as exigências técnicas e a metodologia para contratação de Serviços Técnicos de Arquitetura e Restauração para o Monumento. 

 

Para a realização da obra foi feito um levantamento dos aspectos históricos, artísticos, ambientais e antrópicos que influenciam o estado de conservação da igreja.Também foram levantadas as  principais alterações e problemas do Monumento.

 

O projeto de restauração da  Paróquia e o Santuário Nossa Senhora Aparecida estabelece a restauração das características físicas e construtivas e patrimoniais da igreja, observando o conjunto de elementos necessários à preservação da edificação. também serão realizadas melhorias na parte elétrica, hidráulica, estrutural e de conservação do Monumento. A igreja também vai ganhar novo sistema de sonorização e videomonitoramento.

As obras de restauração do Santuário e Paróquia Nossa Senhora Aparecida serão iniciadas ainda nesta semana. A previsão da empresa é de que as intervenções sejam executadas em até 12 meses, conforme estabelece contrato com a empresa licitada. 

 

Durante as obras, as missas e demais atividades da igreja serão realizadas no Salão Paroquial e o prédio ficará cercado por tapumes.As obras estão orçadas em R$ 1,5 milhão oriundos de emendas parlamentares dos deputados federais Professor Alcides e Francisco Júnior com contrapartida da Prefeitura de Aparecida.