Ensino superior, profissões do futuro e mercado pós-pandemia: quais as tendências para 2021?

As mudanças vieram para ficar e os novos profissionais precisam ficar atentos as tendências e novidades do mercado

Redação Curta Mais
Por Redação Curta Mais
da4b74941684c076b8e263974914e0ee

Este é um conteúdo patrocinado pela PUC Goiás

O mundo do trabalho no pós-pandemia ainda pode ser considerado uma grande incógnita. Há um bom tempo especialistas já apontavam que as relações de trabalho viriam a sofrer transformações em um futuro próximo. No entanto, a pandemia chegou balançando as estruturas, acelerou esse processo e trouxe uma realidade totalmente nova para profissionais de diversas áreas.

Uma das mudanças mais óbvias foi a adoção do home office. De uma hora pra outra, muitas empresas tiveram que apostar nesse modelo de trabalho para continuar suas atividades. Mudança que pode, inclusive, provocar transformações na estrutura física das empresas, num cenário possível em que as companhias transfiram seus escritórios para espaços menores e mantenham a maior parte dos colaboradores a distância.

Neste momento, já há startups trabalhando no formato anywhere, anytime (em qualquer lugar, a qualquer momento, em português). É um modelo novo, em que a estrutura funciona sem um escritório central.

Como o ensino superior está acompanhando essas mudanças?

Foto: Reprodução/Pxhere

Essa nova dinâmica de trabalho está reconfigurando o mercado e esta é a razão pela qual muitas IES – Instituições de Ensino Superior, estão repensando suas matrizes curriculares, e oferecendo aos estudantes uma qualificação que transcende as disciplinas obrigatórias, e em consonância com a nova era digital.

Se o trabalho está mudando, a sala de aula também precisa mudar. Quer um exemplo? A partir de agora haverá uma maior valorização do ensino digital de qualidade. A simples fabricação de diplomas pelo tradicional EAD, sem vínculo com a vida dos estudantes e com o contexto em que trabalham, não terá mais futuro. 

A grande mudança no ensino superior começa pela ideia de tecnologia. Podemos estar a qualquer tempo, em qualquer espaço, ou estar ao mesmo tempo em vários espaços. Isso era impensável até pouco tempo. Diante desse cenário, até os professores tiveram que se reinventar.

Mas e o desemprego?

Foto: Reprodução/Pxhere

Como o papo aqui é sério, não dá pra esquecer esse reflexo terrível da pandemia. A crise econômica causada pela Covid-19 trouxe inúmeras demissões, agravando um quadro de desemprego que já era alto no país. Mas se esse fantasma chegou até você, não se desespere! Lembre-se que toda crise passa e que esse pode ser um divisor de águas, um momento de oportunidades. Aproveite para estudar e se qualificar, mantenha-se atualizado e entenda o que o mercado procura.

Uma excelente alternativa é fazer, por exemplo, uma 2 ̊ graduação numa universidade conceituada, que pense e produza conhecimento muito além do simples preparo técnico. 

Uma instituição voltada à formação integral do ser humano e antenada com os novos conceitos do mercado. 

Quando falamos de formação do ser humano, você pode notar que o próprio termo “profissão” vem perdendo espaço para “carreira”, que, conceitualmente, é a sequência de experiências pessoais de trabalho ao longo do tempo. Ou seja, a carreira é mais centrada no indivíduo e, nesse contexto, o curso de graduação é apenas o início. 

E quais profissões são tendência no futuro próximo?

Foto: Reprodução/Pxhere

Em tempos de mudanças tecnológicas e crises econômicas, é natural que algumas profissões ganhem destaque, enquanto outras ficam obsoletas. Sendo assim, se você quer ser um profissional de ponta no pós-pandemia, investir em uma graduação numa dessas áreas é ótima ideia.

1 – Saúde: a área de saúde se destaca tanto pelo trabalho em clínicas e hospitais quanto pela pesquisa científica. A valorização destes profissionais qualificados ficou mais que evidente agora na corrida pela vacina contra o coronavírus. Portanto, a procura por profissionais de Medicina, Biomedicina, Enfermagem, Farmácia e Psicologia, por exemplo, tende a aumentar.

2 – Recursos Humanos: o profissional de RH é extremamente necessário em períodos de crise e pós-superação de crise. É um profissional que age de forma estratégica para a gestão do capital mais valioso das empresas: as pessoas. Cursos como Psicologia e Administração ganham relevância neste cenário.

3 – Tecnologia: o mercado (e o mundo) estão cada vez mais digitais. No isolamento social, as pessoas passaram a consumir mais produtos e serviços oferecidos virtualmente. Por isso, profissionais de Ciências da Computação ganharam ainda mais espaço.

4 – Marketing: a área de marketing e afins cresce a todo vapor. Com a pandemia, o trabalho desse profissional mostrou-se ainda mais importante para as empresas, pois foi por meio do marketing digital que elas conseguiram vender produtos e serviços e continuar de portas abertas. Ou seja, já deu pra ver que oportunidades para pessoas de Marketing, Publicidade e Propaganda, Jornalismo e Design não vão faltar.

O perfil do profissional ideal

Foto: Reprodução/Pxhere

Se essas são algumas das áreas em alta, qual o perfil do profissional que o mercado valoriza?

Familiaridade com o digital: é meio que chover no molhado, mas vamos lá. Ter domínio sobre o mundo digital é extremamente importante, afinal, como já foi dito, o mercado está cada vez mais inserido num mundo virtual e o profissional que não é capaz de manejar essas ferramentas se tornará obsoleto rapidamente.

Criatividade e inovação: com tantas mudanças, o mercado procura por um profissional capaz de criar e inovar, pois é isso que permite às empresas se adaptarem aos novos comportamentos do consumidor.

Pensamento crítico: ter um pensamento crítico faz toda a diferença na hora de analisar cenários econômicos, mudanças de perspectiva, na correção de rotas e na tomada de decisões mais assertivas.

A escolha da universidade

Sabendo mais sobre as áreas que se valorizam no pós-pandemia, das características que as empresas procuram e da transformação que o trabalho está vivendo, a escolha de uma boa universidade é essencial para se construir uma carreira de sucesso. Aqui no estado, você tem na PUC Goiás toda a estrutura de uma universidade reconhecida internacionalmente e que está entre as melhores do Centro-Oeste, com programas de pesquisa científica em diversas áreas, convênios de intercâmbio com importantes instituições de ensino e pesquisadores na Europa, América Latina, Canadá e Estados Unidos. As inscrições para o vestibular já estão abertas aqui e a nota do Enem pode ser usada para garantir sua vaga. São inúmeros cursos em diversas áreas e modalidades. É só escolher o seu e começar a mudar a sua vida. 

 

Foto: Divulgação/PUC Goiás