Enel permite que moradores façam leitura dos próprios medidores durante quarentena em Goiás

A empresa vai reduzir número de equipes nas ruas para proteger clientes e colaboradores

Kariny Bianca
Por Kariny Bianca
6e21fbc4e58a38a48248524b29801b7a

A Enel Distribuição Goiás anunciou nesta quinta-feira (26), que vai permitir que os clientes comerciais e residenciais façam autoleitura de seus medidores, a exemplo do que já é feito pelos clientes rurais. A alternativa será disponibilizada durante este período crítico de avanço da pandemia do coronavírus. A empresa quer reduzir o número de equipes nas ruas para proteger clientes e colaboradores

“Por meio da autoleitura, o cliente pode informar à distribuidora, em data e canal determinados, a leitura mostrada no medidor, informação esta que será utilizada pela Enel para proceder o faturamento do serviço”, explica a responsável de Operações Comerciais da Enel Goiás, Alessandra Koslowski.

Segundo ela, clientes que não quiserem aderir à autoleitura continuarão sendo cobrados pela média de consumo dos últimos 12 meses, conforme regra estabelecida pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel). Quem for faturado pela média tem a garantia de que, ao fim do período, se houver diferença entre o que foi faturado e o que realmente foi consumido, esses valores serão compensados na conta de energia.

Em relação aos clientes industriais, 95% deles já é medido por meio de medição remota, sem visita a campo. Os outros 5% continuarão a contar com o serviço de leitura, ou poderão também optar pela autoleitura.

Quanto às contas de março, que foram faturadas pela média de consumo, Alessandra enfatiza que eventuais diferenças entre o faturado e o consumido serão compensadas nas próximas faturas.

Ela observa, ainda, que não há impactos na prestação do serviço de fornecimento de energia. “A Enel Distribuição Goiás permanece com todos os serviços essenciais de manutenção da rede e atendimento emergencial e tem adotado uma série de medidas para assegurar aos consumidores a continuidade das operações da empresa”, diz.