Encontramos um pub genuinamente irlandês em Pirenópolis

Pub da cidade turística atrai muitos visitantes e foge dos bares tradicionais do local

Anna Júlia Steckelberg
Por Anna Júlia Steckelberg
bc34e10dd180c694de2d4a83694ebf4e

A fama roda planeta afora: irlandeses bebem muita cerveja. Mais de 95 litros de cerveja por ano, o que os coloca no TOP 10 no ranking mundial de consumo per capita. À frente da Irlanda, há outros países europeus, como a República Tcheca, Alemanha e Áustria. Mais que uma simples bebida de cevada fermentada com lúpulo e água,  ela está incorporada na cultura, na economia, nos hábitos sociais e em políticas públicas, inclusive na redução e conscientização do consumo.

Pois bem, conta-se na tradição irlandesa que a produção de cerveja no país remete há mais de 5 mil anos e tem raízes na combinação entre solo fértil, chuva e brisa suaves, que propiciaram a colheita de cevada de altíssima qualidade. Agora pasmem, as cervejarias já eram realidade durante as Eras de Ferro e Bronze (2500 – 500 a.C), sendo dominadas em sua maioria por monges especialistas em ervas, um ingrediente que substitui o lúpulo por muito tempo na ilha.

Para você entender bem, vamos fazer uma comparação. Aqui no Brasil, costumamos dividir, entre quatro ou cinco amigos, uma garrafa de 600ml. Cerveja para a gente sempre foi sinônimo de leveza, calor, domingo à tarde, espeto na churrasqueira, sambinha e um bom modão. No universo irlandês o rito de tomar cerveja é um tanto quanto diferente. Na ilha européia, eles são bastante corujas e protetores com o que pedem no bar. Cada um tem seu copo de 568 ml (pint), segurado e consumido com muito orgulho.

Os irlandeses levam tão sério o negócio, que até o início do século XIX, havia mais de 200 cervejarias no país, um dado muito expressivo pelo tamanho da ilha. Por conta de um forte período de instabilidade política e econômica, esse número foi drasticamente reduzido no fim do século XX, mas a história já tinha se encarregado de enraizá-la, a bebida já fazia parte da vida das pessoas.

No entanto, não há como falar de cerveja sem contar um pouco sobre os famosos pubs irlandeses. A palavra vem de public houses e antigamente era a única forma dos homens se divertirem e se reunirem, além dos templos religiosos. Isso, inclusive, é muito característico em filmes e produções inglesas, principalmente, naqueles com vikings, com representações mais antigas. 

Atualmente, a ilha possui mais de sete mil bares. Geralmente bastante intimistas, quentinhos e aconchegantes, os pubs carregam uma decoração muito peculiar, sempre com muita madeira e artigos que lembram a história irlandesa, do próprio local e dos donos. 

Ainda de acordo com a tradição, cada pub carrega uma história e a maioria deles pertence a algumas famílias. Entre 1870 e 1950, os proprietários eram obrigados a colocar seu sobrenome na porta e isso foi incorporado na cultura, tornando-se um charme e algo que diferencia, por exemplo, um pub irlandês de um inglês. E, acreditem, durante o século XVIII, os bares eram usados para armazenar e examinar cadáveres antes do enterro, por conta da baixa temperatura das bier cellars (armazenamento das cervejas).

A cultura irlandesa é de tirar o fôlego, mas já pensou isso aqui pertinho da gente, mais especificamente em Pirenópolis? Quem diria que a cidadezinha histórica iria abrigar um bar genuinamente irlandês, que foge dos padrões locais de bares comuns brasileiros. 

pub

O senhor Patrick Oloughlin é um irlandês que mora no Brasil há 15 anos, em Pirenópolis. O Irlandês, como é conhecido na cidade, começou a trabalhar como músico na cidade, por muito tempo, conquistando os pirenopolinos. Em sua música, ele traz muito estilo e rock, era facilmente identificado graças às características européias, como pele clara, altura e tudo mais. Um genuíno irlandês.

casal

O Irlandês chegou a ter uma pousada na cidade, chamada Pousada do Irlandês, mas em 2019 inaugurou, junto de sua esposa, um pub irlandês. Brian Boru Pub Irlandês nos convida para um universo diferente, a começar pela decoração do local, bem característica e especial, que carrega a história do casal, irlandês com goiana. O pub atrai muitos turistas e, antes da pandemia, o Mr. Patrick, como o Irlandês é conhecido quando resolve tocar, fazia do local um palco de muita festança e alegria. 

pub

No pub tem um chopp verde em homenagem a São Patrício, que é o padroeiro da Irlanda. O dia de São Patrício é comemorado em 17 de março e é um grande evento na ilha européia, chega durar 10 dias. É o carnaval irlandês. Na tradição, os irlandeses se vestem de verde, usam trevo de 4 folhas e fazem uma cerveja especial verde, para homenagear o santo que protege o país.

pub

Você, com certeza, já deve ter visto essa festividade. São Patrício é simbolizado por um duende, que mesmo sendo da cultura céltica, significa muita sorte na ilha, além do trevo, da cor verde e da cruz celta.

O charmoso pub de Piri nunca chegou a realizar um evento no dia de São Patrício, por conta da pandemia da covid-19. Eles inauguraram em 2019 depois do dia 17 de março, por isso não deu certo. Em conversa com Dayane de Lima, esposa do irlandês, ela disse que eles estão otimistas para conseguirem comemorar no próximo ano e levar essa festividade para os pirenopolinos.

Inclusive, Dayane ainda lembrou que com as restrições de contenção do vírus, eles ficaram sem trabalhar. “Aqui não conseguimos fazer delivery, nosso carro chefe é o chopp gelado na caneca, além de petiscos irlandeses. Não tem como entregar”, lamentou ela, que ainda contou sobre o famoso petisco “fish and chips” que é tradicional na ilha. Ele traz um peixe empanado, com uma massa feita de farinha e cerveja, e batata frita. 

pub

O Brian Boru Pub Irlandês tenta trazer para Pirenópolis uma experiência em um pub irlandês de verdade, por isso ele conta com muitas opções de drinks e cerveja. “Eles colocam cerveja em tudo, desde bolos, carne, peixes, tudo, é cerveja na cerveja”, brincou a goiana, que nos 8 anos ao lado do irlandês aprendeu muito sobre a cultura. 

pub

pub

Patrick, o Irlandês, não pretende voltar para seu país de origem. Em conversa, ele destacou que não gosta do clima da ilha, chove muito e faz frio. Ele vem de uma cidade do interior, que possui mais de 40 mil habitantes brasileiros, com muita cerveja e pub, o que não é mais novidade para a gente.

O casal entende bem de cerveja e propõem para os visitantes de Pirenópolis algo diferente. E quem é que não gosta de um chopp gelado?

O Pub Irlandês funciona das 20 às 00 horas. Durante o dia ele trabalha como um café, com panificados preparados na hora, e está localizado na charmosa Rua Direita. Vale lembrar que nesse momento da pandemia é fundamental redobrar os cuidados com medidas e protocolos de segurança. Se preferir, salve essa publicação para o momento oportuno.

Imagens: Disponibilizadas pelo proprietário do pub