Embriões super preservados de dinossauros são encontrados na China

O "Bebê" encontrado é um dos fósseis de embriões mais bem preservados descoberto até hoje

Déborah Marques
Por Déborah Marques
f1f1cf00a9c208c7184f413d086d5db2

Ovos de dinossauro contendo embriões são raros, limitando assim a compreensão do desenvolvimento dos dinossauros. Recentemente, uma ninhada de ovos de dinossauros subesféricos foi descoberta durante uma explosão para um projeto de construção nos leitos vermelhos do Cretáceo Superior (Formação Hekou) da Bacia de Ganzhou, província de Jiangxi, China. Pelo menos dois dos ovos contêm embriões de hadrossauroides identificáveis. 

Recentemente, um projeto de construção na província de Jiangxi, na China, revelou uma ninhada fossilizada de ovos de esferolitídeos. O Museu de História Natural da Pedra Yingliang, para onde foram levados, batizou os embriões de “Bebês Ying”.

bebes

Os fósseis dos ovos têm um formato de elipse e diâmetro de quase 9 centímetros. Os paleontólogos estimam que sejam evidências de animais que viveram no Cretáceo Superior, entre 72 e 66 milhões de anos atrás. O Bebê Ying é um dos fósseis de embriões mais bem preservados descoberto até hoje. As evidências que esse material carrega irão ajudar os cientistas a responderem novas perguntas sobre o processo de reprodução desses animais.

Uma hipótese que surgiu a partir da descoberta afirma que as espécies dessa família poderiam ter um desenvolvimento tardio. Isso porque o ovo é muito pequeno para o tamanho de outras ossadas encontradas no passado.

Ovos fossilizados dos répteis gigantes são achados desde o século XIX. Apesar disso, é muito raro se deparar com evidências dos embriões que uma vez ocuparam a Terra. Isso torna descobertas como o Bebê Ying em valiosíssimos registros do passado do nosso planeta.

Você pode encontrar o estudo aqui!

*Fonte: BMC Ecology and Evolution *

Foto: Reprodução/ Pixabay.