Ecoturismo em Goiás: Descubra as belezas naturais que encantam os aventureiros

Explore as paisagens deslumbrantes e viva experiências únicas em meio à natureza goiana

Ana Karoline
Por Ana Karoline
6b9f7ccd62d4f8dd0e4e77e837ecabd0

O ecoturismo em Goiás se destaca no Brasil por causa de suas grandes áreas preservadas em forma de parques e unidades de conservação, além de cidades ricas em história.

É um segmento de atividade turística que utiliza, de forma sustentável, o patrimônio natural e cultural, incentivando sua conservação e promovendo o bem-estar das populações nativas. Vem conferir um pouco do ecoturismo em Goiás e mergulhe em aventuras incríveis. 

Cidade de Goiás 

Cidade

Uma das mais conhecidas cidades turísticas de Goiás. Cercada de história, já foi capital do estado e ainda conserva sua arquitetura colonial em quase 100% de sua estrutura, que por si só, já é uma grande atração turística. A terra da grande Cora Coralina ainda concentra um museu em sua homenagem, que é aberto à visitação e se localiza na casa onde a poetisa morou por tanto tempo.

Pirenópolis

Pirenópolis

Tombada como Patrimônio Histórico e Cultural pelo IPHAN, conserva um clima hospitaleiro, alegre e festivo, convivendo com belezas naturais de tirar o fôlego. O Centro Histórico de Pirenópolis é um de seus principais pontos, e é por lá que podemos encontrar toda a beleza da Igreja de Nossa Senhora do Rosário e a Igreja de Nossa Senhora do Carmo, que ficam abertas para visitação. Também é possível praticar ecoturismo, fazer trilhas, arborismo, rapel, montanhismo e tantas outras atividades pela cidade.

Corumbá de Goiás 

Corumbá

O Salto de Corumbá é conhecido na região da cidade como o mais tradicional parque natural do Cerrado Goiano. É um complexo de ecoturismo com sete cachoeiras, estrutura para camping, pousada e restaurante, além de várias atividades como rapel, tirolesa, boia cross, tobogãs e pis maicinas. Para acessar as cachoeiras, é bem fácil: as trilhas são curtas e bem sinalizadas. As águas podem ser bem geladas, mas com o calor goiano, fica até mais fácil de enfrentar.

Formosa 

Formosa

A cidade é famosa pelo Salto do Itiquira, que é considerado umas das maiores quedas d’água do Brasil, com 168 metros e está localizado dentro do Parque Municipal de Itiquira. O banho não é permitido, mas é possível fazer uma trilha até o topo da cachoeira, e também conhecer o Itiquira Park, clube campestre que agrada bastante as famílias e fica cheio aos finais de semana.

A Lagoa Feia também é outro ponto bastante conhecido, em toda sua exuberância de 6 quilômetros de comprimento e meio quilômetro de largura. Também é possível conhecer o Lajedo e suas vastas piscinas naturais, a Gruta das Andorinhas, Buraco das Araras, Cachoeira do Bisnau e o Rio Bandeirinha, formado por várias cachoeiras.

Cavalcante

Cavalcante

É o mais antigo e maior município em extensão territorial da Chapada dos Veadeiros, com aproximadamente 7.000 km2, sendo que uma boa parcela da área do Parque Nacional (70%) encontra-se dentro de seus limites. A pequena cidade do interior é conhecida por suas belas cachoeiras, entre elas, as águas refrescantes do Jalapa, Lageado, Morro do Gigante Adormecido, visitar a Gruta da Água Santa e muitos outros pontos interessantes em meio a natureza.

Créditos da imagem de capa: Brasília Tour

Quer receber nossas dicas e notícias em primeira mão? É só entrar em um dos grupos do Curta Mais. Basta clicar AQUI e escolher.