É possível abrir uma franquia Starbucks?

A empresa Starbucks está no Brasil desde 2006 e muitos acreditam que a empresa tem rede de franquias

Déborah Marques
Por Déborah Marques
c03a59008436bb1889937193e302dd1e

Muitas pessoas sonham em abrir uma franquia Starbucks, a cafeteria mais famosa do mundo. Mas como conseguir isso? Infelizmente, não é possível! Ao contrário do que muitos pensam, não existem franquias da Starbucks, mas sim o que se chama de licença. Colocando em valores, com um investimento de, no mínimo, R$ 500 mil, você pode ser um revendedor licenciado da Starbucks, não um franqueado.

 

A empresa Starbucks está no Brasil desde 2006 e continua sendo confundida com uma rede de franquias. Mas, como dito acima, a marca não trabalha com o modelo de franqueamento. A diferença entre as licenças e as franquias, se encontram no modelo de negócios.

 

No franqueamento, a padronização é a principal característica, pois tanto a gestão, quanto a operação das suas unidades precisam ser iguais. Já com o licenciamento, o empreendedor não precisa seguir padrões. Ou seja, assim há liberdade para atuar no seu negócio.

O licenciado Starbucks pode também aproveitar o marketing, já fortemente presente em todo o mundo, visto que a marca possui muita publicidade divulgando a empresa.

  

Alguns dos benefícios de um licenciado Starbucks são:

 

Design da loja; acesso ao menu e receitas, equipamento, treinamento e suporte para instalação da Starbucks; Participar das promoções sazonais e consultoria, incluindo visitas no local.

Porém, há desvantagens. Por não ser uma franquia, a empresa não transmite tudo aos franqueados. O conhecimento que a empresa já acumulou (know-how), que funciona como um “manual de regras”, não acontece por completo. A liberdade citada acima, pode ser vista como uma vantagem, ou desvantagem. Além disso, o valor de cerca de R$ 500 mil, contempla apenas a compra da licença, isso sem considerar o custo para construir a loja, comprar os equipamentos, etc.

 

Após entender como funciona o licenciamento, no caso da Starbucks em específico, se você optar por uma loja que trabalhe com sistema de franqueamento, há outras marcas globais que utilizam desse modelo, um exemplo é o MC Donald’s, você pode ler aqui: como ter uma franquia do MC Donald’s.

 

Foto: Divulgação/ Starbucks