‘Duas Rainhas’: A história real da competição pelo poder entre duas mulheres que dominaram a cena política masculina

A história da rainha Mary, da Escócia, e sua relação com a rainha Elizabeth I, da Inglaterra, não é algo novo. A história, que é real, mudou a direção do continente europeu já foi abordada diversas vezes, como em Reign.

Redação Curta Mais
Por Redação Curta Mais
8f1cbe80af097ed0379691cb9b810794

O roteiro de ‘Duas Rainhas’ explora o tema que fala muito mais de rivalidade e desencontro entre duas mulheres poderosas do que do empoderamento feminino e da posição de destaque que estas duas mulheres ocupavam em um mundo político completamente dominado por homens. 

 

O filme de 2019 é baseado no livro biográfico “Queen of Scots: The True Life of Mary Stuart” (Rainha da Escócia: A Verdadeira Vida de Mary Stuart). Ele recebeu  duas indicações ao Oscar de 2019: Melhor Figurino e Melhor Cabelo e Maquiagem, mas perdeu Pantera Negra e Vice.

 

Foi indicado Bafta 2019 para a categoria Melhor Atriz Coadjuvante (Margot Robbie), Figurino e Maquiagem & Cabelos;  Indicado ao Screen Actors Guild Awards 2019 para a categoria Atriz Coadjuvante (Margot Robbie); indicar para 

Critics Choice Awards 2019 para Melhor Figurino e Maquiagem & Cabelos;

 

 A produção custo US$ 25 milhões e rendeu US$ 43,7 milhões de bilheteira mundial. 

 

Uma curiosidade sobre este filme é que as duas protagonistas ensaiaram e gravaram suas cenas separadamente. No primeiro dia de filmagens de Saoirse Ronan, Margot Robbie já havia filmado toda a sua participação. A única vez em que as duas estiveram juntas no set foi para a gravação da cena em que as personagens se encontram. 

 

Como todo filme de época,  que gira em torno do poder, o roteiro vem recheado de traições, rebeliões, conspirações que dominam as trajetórias dessas duas impressionantes mulheres, de personalidade e força notáveis, que mudaram o seu destino e o mundo.

 

‘Duas Rainhas’ acompanha a vida de Mary, que deixa para trás o trono da França para retornar à sua terra natal, a Escócia, na tentativa de recuperar sua coroa legítima. Isso a coloca em conflito com sua prima Elizabeth I, que vê a presença de Mary como uma ameaça direta à sua própria posição como rainha da Inglaterra.

 

 

Polêmica

 

Uma das cenas bem marcantes e que geraram polêmica é a que  a Rainha Mary, vivida por Saoirse Ronan,  recebe sexo oral de Henry (Jack Lowden), para não correr o risco de engravidar e perder o trono do Reino Unido.

 

Além do sexo, que sempre foi um tabu para mulheres, mesmo as poderosas, o filme retrata a maternidade, o poder e a beleza das duas rainhas. O filme retrata também como, as duas primas, se veem como adversárias e conhecem muito bem os pontos fracos e fortes de cada uma. 

 

O filme está disponível desde o dia 6 na Netflix. Confira o Trailler

 

Leia também: 

Filmes e séries com personagens idosos que dão verdadeiras lições de vida – Curta Mais

8 filmes sobre esporte para entrar no clima das Olimpíadas – Curta Mais 

Documentário produzido pela FIFA homenageia 90 anos de Zagallo – Curta Mais