Donos de cachorros são mais felizes do que donos de gatos, aponta estudo

De acordo com a pesquisa, donos de cachorros tendem a ser mais felizes e menos neuróticos do que donos de gatos

Redação Curta Mais
Por Redação Curta Mais

Mais lenha na fogueira na antiga discussão entre donos de cachorros e donos de gatos: segundo estudo conduzido pelo Mahattanville College, em Nova York, donos de cachorros seriam mais felizes e menos neuróticos do que donos de gatos. Os cientistas analisaram a relação de 263 pessoas e seus bichinhos e concluíram que os cães, por serem mais amorosos, deixam seus humanos mais satisfeitos com a vida.

De acordo com a pesquisa, não há diferença significativa nos níveis de felicidade, traços de personalidade e emoções positivas e negativas entre donos de bichos de estimação e pessoas que não têm animais em casa. Mas, as diferenças foram notadas entre donos de gatos e cachorros. Isso aconteceu porque, segundo o estudo, os donos de cachorro atingiram notas mais altas em todos os quesitos de bem-estar, deixando os donos de gatos em segundo lugar.

O neurocientista Paul Zak, que conduziu o levantamento, explicou que, por serem mais amistosos, os cães interagem mais com seus donos, fazendo com que ambos liberem oxitocina, um hormônio ligado ao prazer. Na comparação, o nível do hormônio cresceu, em média, 57,2% nos cachorros, e apenas 12% nos gatos, confirmando assim que os cães realmente se importam mais com seus humanos.