Do romance ao suspense: Filmes nacionais para todos os gostos na Netflix

Confira a lista de filmes nacionais de diferentes gêneros, para maratonar na Netflix

Lígia Saba Fernandes
Por Lígia Saba Fernandes
d6411225ad0315d0c42a2a9f7a6f0db9

Quem não gosta de se divertir curtindo um bom filme?! A Netflix está cheia de boas opções para agradar espectadores dos mais diferentes estilos. Pensando nisso, o Curta Mais preparou uma lista com nove filmes nacionais de diferentes gêneros, todos disponíveis na Netflix, para você escolher o que mais te agrada e dar o play! 

 

1 – Modo Avião 

 

Filme

 

Para quem adora uma boa comédia romântica, a produção de César Rodrigues   estrelada por Larissa Manoela e que estreou em 2020, é uma ótima opção. O filme conta a história da personagem Ana, que trabalha como influenciadora digital, investindo todo o seu tempo criando publicações, mas o trabalho que a princípio seria incrível, vai se tornando cada vez mais nocivo para ela mesma. Certo dia, de tanto usar o celular, a jovem sofre um sério acidente de carro, o que a leva a deixar sua função de influenciadora de lado e passar um tempo na casa de seu avô, no interior da cidade.

 

2 – Hoje eu quero voltar sozinho 

 

Filme

 

Considerado como um dos filmes, que trazem a temática LGBTQIA+, mais populares no Brasil, o romance dirigido por Daniel Ribeiro e estrelado por Guilherme Lobo e Fábio Audi foi lançado em 2014. Na trama, Leonardo, um adolescente cego, tenta lidar com a mãe superprotetora ao mesmo tempo em que busca sua independência. Quando Gabriel chega em seu colégio, novos sentimentos começam a despertar em Leonardo, fazendo com que ele descubra mais sobre si mesmo e sua sexualidade. A produção chegou a conquistar o prêmio  Teddy Award, na categoria Melhor Filme.

 

3 – O Animal Cordial 

 

Filme

 

Para quem prefere algo menos romântico e mais cheio de adrenalina, O Animal Cordial, conta a história de Inácio (Murilo Benício), dono de um restaurante de classe média, por ele gerenciado com pulso firme. Sua postura controladora gera inúmeros atritos com os funcionários. Quando o estabelecimento é assaltado, Inácio e a garçonete Sara (Luciana Paes) precisam encontrar meios para controlar a situação e lidar com os clientes que ainda estão no local: o solitário Amadeu (Ernani Moraes) e o casal endinheirado Bruno (Jiddu Pinheiro) e Verônica (Camila Morgado). A produção foi dirigida por Gabriela Amaral Almeida, e estreou em 2018, tendo sido indicada a prêmios como o Grande Prêmio do Cinema Brasileiro, na categoria Melhor Roteiro Original.

 

4 – Paraíso Perdido

 

Filme

 

Os amantes de musicais não podem deixar de conferir a história de um clube noturno gerenciado por José (Erasmo Carlos) e movimentado por apresentações musicais de seus herdeiros. A trama começa a mudar quando o policial Odair (Lee Taylor) se aproxima da família ao ser contratado para fazer a segurança do jovem talento Ímã (Jaloo), neto de José e alvo frequente de ataques homofóbicos. Aos poucos, o laço entre o agente e o grupo de artistas vai se revelando cada vez mais forte, com reviravoltas surpreendentes. A produção de  Monique Gardenberg, estreou em 2018 e conquistou o Grande Prêmio do Cinema Brasileiro – Melhor Trilha Sonora

 

5 – O Homem do Futuro 

 

Filme

 

O filme de ficção científica foi dirigido por Cláudio Torres e lançado em 2011, com a atuação de Wagner Moura e Alinne Moraes. Na trama, Zero é um cientista ridicularizado cuja última invenção o levou ao passado, lhe dando a chance de refazer sua vida. De volta à época de faculdade, ele reencontra Helena, seu amor do passado, mas acaba interferindo em acontecimentos do futuro. Agora, Zero precisa consertar o futuro sem perder Helena de novo.

 

6 – Os salafrários

 

Filme

 

Ideal para quem quer dar boas risadas, o filme dirigido por Pedro Antônio, e que chegou à Netflix em abril deste ano, conta a história de Clóvis (Marcus Majella), um salafrário que acaba de ser descoberto após dar o golpe em um grupo de japoneses e está sendo perseguido pela polícia. A empreendedora do ramo alimentício, Lohane (Samantha Schmütz), viu seus sonhos serem destruídos quando a prefeitura rebocou seu trailer de sanduíches por falta de alvará. Agora, os irmãos postiços precisam conviver novamente. Muito contrariado, Clóvis aprende a lidar com a espontaneidade excessiva da irmã, além de ensiná-la algumas formas não ortodoxas para garantir a subsistência da dupla.

 

7 – Aquarius 

 

Filme

 

O drama estrelado por Sônia Braga em 2016, foi dirigido por Kleber Mendonça Filho e narra a história de uma jornalista aposentada que luta para defender seu apartamento, onde viveu a vida toda, do assédio de uma construtora. O plano é demolir o edifício Aquarius e dar lugar a um grande empreendimento. A produção tem em seu nome prêmios como o Grande Prêmio do Cinema Brasileiro, na categoria Melhor Direção.

 

8 – M-8: quando a morte socorre a vida 

 

Cena

 

Para quem adora passar medo com o bom filme de terror, a produção de Jeferson De estrelada por Juan Paiva no ano passado, conta a história de Maurício, que começa a estudar na renomada Universidade Federal de Medicina. Em sua primeira aula de anatomia, ele conhece M8, o cadáver que servirá de estudo para ele e os amigos. Durante o semestre, o mistério da identidade do corpo só pode ser desvendado depois que Maurício conseguir enfrentar suas próprias angústias e dificuldades. 

 

9 – Tim Maia 

 

Filme

 

E para terminar essa lista de indicações incríveis, a ficção biográfica do grande músico e artista brasileiro, Tim Maia, não podia ficar de fora! Dirigido por Mauro Lima e estreado em 2014 com a atuação brilhante de Babu Santana, a produção narra a vida problemática e a trajetória musical do cantor e compositor Tim Maia, da infância no Rio de Janeiro até a morte prematura, aos 55 anos. O filme ganhou prêmios como o  Grande Prêmio do Cinema Brasileiro, na categoria Melhor Som.