Dicas para harmonizar vinho com chocolate

sim, essa combinação pode ser feita e é marcante

Déborah Marques
Por Déborah Marques
0934dc080045a2bafb0d5ece3b9d66c1

Quando o assunto é harmonizar vinho com algum prato, geralmente o que se acha são opções salgadas. Mas, é possível fazer essa combinação com doces também, e em específico o chocolate. Nessa Páscoa, ou em qualquer época do ano, se você deseja apreciar uma boa taça de vinho somado ao sabor do chocolate, essas dicas podem te ajudar.

 

Primeiramente, o que é harmonização de vinhos? Não é tão complicado assim, é basicamente combinar vinhos com outros pratos, o objetivo de harmonizar é conseguir equilibrar o sabor da comida com o do vinho. A partir desse ponto existem diferentes formas de harmonizar com inúmeros pratos. Entretanto, o foco será o chocolate.

 

Para começar a harmonizar é preciso saber que, geralmente, chocolates com menos gordura e mais teor de cacau, costumam combinar melhor com o vinho. Mas, se acalme, para quem é do time Chocolate Branco, também é possível conseguir esse equilíbrio nos sabores.

 

Uma “regra” que é levada em conta, é que para uma melhor combinação, o vinho deve ser igualmente ou mais doce que o chocolate, e não o contrário. Mas, como dito acima, é possível combinar o chocolate ao leite, por exemplo, com vinho.

 

Chocolate amargo 

 

Esse é um caso de amar ou odiar, mas, dentre os tipos de chocolate, os mais amargos são os mais fáceis de harmonizar. Um chocolate com teor de cacau entre 50% a 70%, tem menos açúcar e menor gordura. Assim, vinhos mais encorpados, um tinto bem denso, combinam bem. O vinho licoroso também combina com a sobremesa, por ser mais doce, vinhos de colheita tardia também.

 

Chocolate ao leite

 

Sim, mesmo que a regra diz que o chocolate não deve ser mais doce que o vinho, ainda sim é possível harmonizá-los. O tipo mais popular, ao leite, além de muita açúcar e gordura, tem pouco cacau em sua composição. Dessa forma, o indicado são tintos leves, vinhos frutados, ou vinhos de corpo médio.

 

Chocolate Branco

 

*sim é possível*

 

Se o chocolate ao leite já quebra a regra de ser mais doce, com o chocolate branco piorou. Em sua composição temos manteiga de cacau. Nesse caso a harmonização é mais restrita, mas ainda sim deliciosa. Nesse caso, a ideia é procurar por vinhos mais doces.

 

Pode parecer que o resultado será doce em excesso, porém, os sabores se complementam. Vinho branco ou tinto, espumante moscatel ou outros tipos de espumantes.

 

Chocolates recheados

 

Sobrou aquele pedacinho de ovo de páscoa? Ou ganhou alguns chocolates recheados. Também é possível harmonizar, nesse caso a dica é experimentar, com tantos recheios diferentes, primeiro é preciso identificar o sabor principal. Chocolates recheados com frutas cítricas, espumantes combinam, assim como as combinações do chocolate branco. Se tiver avelã ou nozes um tinto fortificado.

 

E para outros chocolates? Nesse momento vale testar, experimentar e encontrar combinações que agradam o paladar.

 

Foto: Pixabay.