Dia de São João: conheça o Santo festeiro

Saiba tudo sobre o principal Santo homenageado durante o mês das festas juninas

Lígia Saba Fernandes
Por Lígia Saba Fernandes
472844f0798a86782b1086664904b046

Hoje, dia 24 de junho, é comemorado o dia oficial de São João no Brasil. Conhecido como o santo festeiro, em sua homenagem são realizadas durante todo o mês de junho as famosas festas juninas, ou festas de São João, comemorações marcadas por danças, pratos típicos e brincadeiras. Alguns símbolos bastante conhecidos nas celebrações juninas são a fogueira, o mastro, os fogos, a capelinha, a palha, o manjericão e a quadrilha. 

 

Festa

 

O Dia de São João é celebrado em 24 de junho, por ser a data tradicionalmente atribuída ao nascimento de João Batista. Mas quem foi João Batista? Segundo a bíblia, João Batista é o homem que batizou Jesus Cristo nas margens do rio Jordão. Considerado o santo mais próximo de Cristo, São João era seu parente de sangue, isso porque suas mães, Maria (de Jesus) e Isabel (de João Batista) seriam primas, e apenas 6 meses mais velho que Jesus Cristo. 

 

Filho de Isabel e Zacarias, João nasceu na Judeia no ano 2 a.C., e se tornou popular. Vivendo como um nômade e pregando, conseguiu cativar as pessoas para se batizarem e ajudou a preparar o caminho para a vinda do grande messias, Jesus Cristo, se tornando um dos profetas que anunciou sua chegada. 

 

O fim da vida de João Batista foi trágico. Ele foi preso a mando de Herodes Antipas, espécie de administrador da região. Salomé, filha de Herodes, posteriormente pediu que João Batista fosse decapitado. A morte do futuro São João teria acontecido em 29 de agosto do ano 29. 

 

Um fato interessante é que São João é um dos poucos santos venerados pela Igreja Católica que possuem duas datas litúrgicas: a de nascimento (24 de junho) e a de morte (29 de agosto). O mais comum é que a data “oficial” da festa seja a da morte do santo, porém como São João é conhecido como “anunciador”, seu nascimento também é motivo de festejos. 

 

A ligação entre São João e as festas juninas está associada à colonização brasileira e a chegada dos Portugueses no país. As festas, na Europa, estavam ligadas à comemoração da colheita, e eram celebrações pagãs. Posteriormente, por volta do século 12 ou 13, o catolicismo passou a se apropriar e a inserir o tempo e os acontecimentos religiosos nessas festas. A festa de São João, então, ganhou corpo dentro da Igreja Católica, e quando os portugueses chegaram ao Brasil, a partir de 1500, trouxeram, além das tradições católicas, suas festividades. 

 

No Brasil a celebração junina incorporou elementos da cultura indígena principalmente nos alimentos à base de milho, mas conservou a tradição portuguesa e europeia das quadrilhas, e da veneração aos santos católicos. Sendo assim, a força de São João, sobretudo na região nordeste do Brasil, tem ligação com a colonização, uma vez que, lá houve um enraizamento da cultura portuguesa, com São João sendo forte principalmente no interior com o catolicismo popular na vida dos povos do sertão.

 

Outro símbolo junino fortemente ligado ao santo, são as fogueiras de São João. Acesas na noite do dia 23 para o dia 24 de junho, as fogueiras são um sinal da luz, uma vez que João Batista seria quem pregaria a luz do homem. Em outra teoria, a mãe de João Batista, Isabel, teria feito uma fogueira para avisar Maria que estava prestes a entrar em trabalho de parto e que precisava de ajuda.

 

Fogueira

 

Agora que você já sabe tudo sobre a história do santo festeiro, aproveite o dia para e o resto do mês de junho para comemorar a festa junina e se deliciar com pratos típicos como amendoim, bolo de milho, cocada, curau, canjica, pé de moleque e muito mais! 

 

Você também vai gotar de:

 

6 receitas juninas para fazer na airfryer

Receita de canjica tradicional cremosa e com gostinho de festa junina

Descubra a história e como surgiu a tradição da festa junina no Brasil

12 receitas para entrar no clima de festa junina

Festa junina e drive thru: a combinacao perfeita para aproveitar o mês de junho

Receitas para fazer sua festa junina em casa

5 receitas da deliciosa canjica típica de festa junina para fazer em casa