Dez filmes para quem ama comer ou cozinhar

Marcelo Albuquerque
Por Marcelo Albuquerque

Toast: a história de uma criança com fome

A biografia do chef inglês Nigel Slater é retratada com humor e sensibilidade pelo diretor S.J. Clarkson. Nigel, interpretado por Freddie Highmore (de “A Fábrica de Chocolates”, outro clássico que vale a pena) é apaixonado por culinária, enquanto a mãe dele só sabe fazer torradas. Quando ela morre, ele descobre novos sabores com a madrasta (Helena Bonham Carter), que mostra o incrível universo da gastronomia para o adolescente, mudando a sua trajetória. Filme de 2010.

 

Julie & Julia

Para quem leu o livro homônimo, o filme lançado em 2009 é muito mais comportado, mas tem uma temática interessante que pode servir de inspiração para muita gente. Baseado também na biografia My Life in France, que retrata a vida de Julia Child, autora e apresentadora de televisão norte-americana, o livro mostra a empreitada de Julie Powel (Amy Adams), insatisfeita com a vida que leva, ao tentar reproduzir as receitas do livro de Julia Child (Meryl Strepp) em um blog. Detalhe: antes de embarcar nessa aventura gastronômica, a Julia da atualidade não tinha muito intimidade com as panelas.

 

Sem reservas

Esse é um filme para quem ainda acha que comida de criança é hambúrguer e batata frita. Nessa adaptação, a chef Kate (Catherine Zeta-Jones) é extremamente perfeccionista e talentosa, até ter que cozinhar para a sobrinha, que chega de surpresa em sua vida. Aí entra o talento do parceiro Nick Palmer (Aaron Eckhart), que encanta a menina com seus pratos e histórias. O filme é uma adaptação do original alemão “Simplesmente Martha”. Lançado em 2007.

 

Simplesmente Martha

Vale a pena assistir o original alemão que inspirou o filme “Sem Reservas”. A história é a mesma, Martha (Martina Gedeck) é completamente obsessiva com os métodos de cozinha, até sua vida dar uma reviravolta e ela ter que cuidar da sobrinha de oito anos. O longa pode até ter inspirado o filme norte-americano, mas é interessante ver como a estética e a interpretação mudam de acordo com a cultura. Lançado em 2001.

 

Como água para chocolate

Este é um clássico citado por dez entre dez amantes da gastronomia. E exatamente por isso, não dá para perder. O filme mexicano lançado em 1992 conta a história de Tita (Lumi Cavazos) e de todos os sentimentos que ela transfere para a comida enquanto está cozinhando. Será que isso também acontece no dia a dia?

 

A espuma dos dias

A forma como o cozinheiro Ochick (Gad Elmaleh) serve os alimentos no filme “A Espuma dos Dias” (2013), do francês Michel Gondry, dá uma nova dimensão aos prazeres da comida e da cozinha. O realismo fantástico do filme conta a história de amor entre Chloé (Aundrey Tautou) e Nicolas (Omar Sy) e  desperta todos os sentidos de quem assiste a esse conto de fadas. Imperdível.

 

Garçonete

Pode até ser um clássico “sessão da tarde”, mas quem pensa em largar tudo para investir na culinária, pode se inspirar com o filme “Garçonete” (2007). Jenna (Keri Russel) vive uma vida difícil e encontra na cozinha uma maneira de fugir dos seus problemas, preparando deliciosas tortas. Até que faz isso definitivamente. Roteiro e direção de Adrienne Shelly.

 

Sentidos do amor

Deixe as crianças fora da sala, mas não deixe de assistir a esse filme com temática perturbadora dirigido por David Mackenzie e escrito por Kim Fupz Aakeson (2011). O chef de cozinha Michael (Ewan McGregor) e a epidemiologista Susan (Eva Green) se encontram em uma crise mundial em que as pessoas contraem uma doença em que vão perdendo, gradativamente, os sentidos, a começar pelo olfato e paladar.

Com informações de Estúdio Bom Gourmet .

Chef

Carl Casper (Jon Favreau) é o chef de um restaurante badalado de Los Angeles, mas volta e meia enfrenta problemas com o dono do local (Dustin Hoffman) por querer inovar no cardápio ao invés de fazer sempre os pratos mais pedidos pelos clientes. Um dia, um renomado crítico gastronômico (Oliver Platt) vai ao restaurante e publica uma crítica bastante negativa, baseada justamente no fato do cardápio ser pouco criativo. Furioso, Casper vai tirar satisfação com ele e acaba demitido. Pior: a briga vai parar na internet e se torna viral, o que lhe fecha as portas nos demais restaurantes. Sem saída, ele recebe a ajuda de sua ex-esposa (Sophia Vergara) para reiniciar a vida no comando de um trailer de comida.

 

Pegando Fogo

Bradley Cooper vive o chef de cozinha Adam Jones, que já foi um dos mais respeitados em Paris, mas deixou a fama subir a cabeça. Por causa de seu comportamento arrogante e do envolvimento com drogas, o chef acaba destruindo sua carreira. Ele se muda então para Londres, onde adquire um novo restaurante e decide recomeçar sua trajetória do zero.