Dez destinos pra curtir o reveillon em ano de crise

Lugares incríveis no Brasil e na América do Sul que unem diversão e economia

Marcelo Albuquerque
Por Marcelo Albuquerque

2015 está na reta final. Para quem ainda não programou a viagem da virada, a boa notícia é que ainda existem boas opções para unir diversão e economia e evitar qualquer tipo de monotonia na noite mais iluminada do ano. Com dólar em alta e os preços cada vez mais alto, repensar alguns detinos mais tradicionais pode ser uma boa saída para driblar a crise. Conhecer ou revisitar países vizinhos como Argentina, Chile e Peru, pode ser a salvação para um reveillon inesquecível ou mesmo curtir destinos super bacanas aqui mesmo, dentro do Brasil. Escolha o programa e o lugar que melhor combina com você e boa viagem!

 

Rio de Janeiro

O Rio de Janeiro tem o Réveillon mais famoso e frequentado do mundo com milhões de pessoas reunidas na praia de Copacabana para assistir a shows e queima de fogos. Turistas do mundo inteiro voam para a cidade para começar o ano em grande estilo. E com bastante música. Em 2012 serão doze palcos: dois em Copacabana, com atrações internacionais, como o DJ francês David Guetta, e nacionais, com bandas como O Rappa, Beth Carvalho, e a bateria da Beija Flor. Outros palcos espalhados pela cidade, em lugares como o Barra da Tijuca, Penha ou Flamengo prometem diferentes atrações, com funk, rock nacional, e, principalmente, muito samba. Tudo, de graça e com o prêmio incomparável das belezas do Rio de Janeiro como pano de fundo.

 

Buenos Aires

Qualquer desculpa é boa para visitar Buenos Aires, e o Réveillon é mais uma delas. No verão, a cidade fica mais vazia e tranquila, pois a maioria dos portenhos viaja para cidades balneárias do litoral argentino como Mar del Plata ou Cariló, ou atravessa o Rio de la Plata para curtir Punta del Este. É uma boa oportunidade de curtir a capital argentina, sem trânsito e sem filas, mas com o mesmo charme de sempre.

Uma boa ideia para o Réveillon é jantar em algum dos restaurantes de Puerto Madero com menus especiais para ocasião, como o Marcelo Restaurante ou o Bice, acompanhar a queima de fogos que acontece no local, e seguir para uma das muitas baladas da cidade. Niceto Club, Pachá e Asia da Cuba, são alguma das opções para começar 2012 com muita festa.

 

Salvador

Junto com o carioca, o Réveillon de Salvador é um dos mais procurados do País e, de longe, o mais procurado do Nordeste. Afinal, a capital baiana tem beleza e muitas vibrações positivas, bem-vindas na hora de começar um novo ano. Além das festas muito animadas em diversos clubes da cidade, Salvador tem praias como a Ilha da Maré, ou a Praia do Farol da Barra, com queima de fogos sobre o mar, e shows de samba e axé.

 

Lima

Lima, capital peruana, passa boa parte do ano coberta por uma neblina densa e constante que a torna muito cinzenta. Mas durante os meses de verão o sol aparece e dá outra cara a esta cidade dinâmica sobre o Pacífico, um ótimo momento para aproveitá-la. Para melhorar, o característico trânsito da cidade se vê muito amenizado pelas viagens de seus habitantes, que costumam passar o verão inteiro nas praias ao sul de Lima. Preços baixos, restaurantes excelentes, como o já mítico Astrid & Gastón, e as festas nas praias de Asia, região que concentra o agito, 100 km ao sul da capital, são alguns dos atrativos de Lima para o seu ano novo.

 

Montevidéu

A maioria dos turistas brasileiros que passa o Réveillon no Uruguai costuma escolher as praias de Punta del Este como destino. Mas Montevidéu, capital do país, é uma bela cidade charmosa e com muitas atrações cultur0is de lazer frente ao Rio de la Plata. Na hora da virada, as pessoas se juntam nas “ram  blas” para ver os fogos de artifício sobre o rio e a noite segue nas diversas festas realizadas em quase todas as baladas da cidade. As áreas de Ciudad Vieja e Mercado del Puerto são dois pontos de encontro tradicionais do habitantes de Montevidéu para comemorar a chegada do ano novo em bares e baladas.

 

São Paulo

Para incentivar o turismo, a cidade de São Paulo promove neste ano a São Paulo Best Week, entre os dias de Natal e Ano Novo, com atrações gratuitas, descontos em restaurantes, e tarifas especiais em hotéis da capital paulista. No dia do Réveillon, os paulistanos se juntam no principal marco da cidade, a Avenida Paulista, com shows de artistas renomados. No ano passado foram Capital Inicial, Zezé di Camargo & Luciano e a escola de samba Rosas de Ouro; para este ano a programação ainda não foi divulgada. O que sim é certo é que, na virada, uma espetacular queima de fogos irá iluminar o céu da cidade.

 

Universo Paralello

universo

Há 15 anos, o festival Universo Paralello acolhe fãs da música eletrônica e suas vertentes para uma virada de ano pra lá de histórica. Entre os dias 27 de dezembro de 2015 a 04 de janeiro de 2016, a paradisíaca Praia de Pratigí, em Ituberá, na Bahia, recebe a extensa programação da festa, que é uma das mais respeitadas do Brasil, com 8 dias de música e 6 palcos. Os ingressos já estão à venda no link.

 

Guarapari

Pode ser que o Espírito Santo nem tenha passado pela sua cabeça, mas a cidade de Guarapari tem um final de ano bem animado. Com mais de 30 praias para o deleite dos turistas, a região atrai turistas também por conta do réveillon. Entre as festas, destaca-se a Réveillon Privilège no Iate Clube Siribeira, além das atrações que se reúnem nas praias Área Preta e Castanheiras.

 

Mendoza

Para quem gosta de tranquilidade, estar em contato com a natureza, apreciar bons vinhos e uma culinária deliciosa, esse destino é o mais indicado para ir quando há pouca “verba”, porque chegar até a região não é tão caro, principalmente quando são contratados pacotes de viagens completos, pois além de serem extremamente vantajosos, ainda oferecem o parcelamento do seu valor total.

Esse destino é uma excelente escolha para ir sozinho e conhecer novas pessoas, para levar sua família e principalmente o seu amor, porque toda a arquitetura, infraestrutura, clima e pontos turísticos proporcionam uma caracterização romântica única, excelente para reatar relações e reascender os sentimentos.

 

Santiago

Passar a virada do ano com vista para a Cordilheira dos Andes não é nada mal. A festa de Réveillon acontece em frente ao Palácio de la Moneda, onde se apresentam artistas locais e de onde se avistam os fogos de artifício. Baladas com festas grandes é o que não faltam, como Elevate, Club Eve e Castillo Hidalgo. Porém, uma das maiores queimas de fogos da América do Sul acontece na badalada Valparaíso, cidade próxima a Santiago.