Designer italiano recria o novo Fiat 147, um clássico dos anos 1980

A montadora pode relançar o modelo que fez sucesso na década de 1980

Marcelo Albuquerque
Por Marcelo Albuquerque

O projetista italiano David Obendorfer do site designboom.com criou uma releitura moderna de como seria o Fiat 127, que no Brasil era chamado de Fiat 147 e foi o carro com o qual a empresa italiana cresceu no País e se tornou a maior em vendas aqui.

A releitura mantém as linhas bem parecidas com o design criado pelas linhas de Pio Manzù, responsável pela criação do compacto da Fiat, o que dá ao Fiat um ar retrô, bem como acabou ocorrendo com o 500.

Em relação ao original, além das proporções maiores, que colocaria o 127 Concept hoje no segmento de compactos premium, o projetista o deixou mais esportivo, explorando com curvas os pontos do original que eram mais retos.

Por dentro, o painel simples também foi relembrado, inclusive pelas saídas de ar redondas que haviam no 147. Sem abrir mão de itens presentes em carros modernos, como porta-objetos e a central multimídia ele conseguiu reviver a simplicidade do carro original.

A ideia foi bem vista pelo ex-gerente de marketing da Fiat Lapo Eduard Elkann, neto de Gianni Agnelli, e um dos herdeiros das ações da empresa. Eduard postou em seu Facebook dizendo que adorava o projeto, que até o momento é batizado de 127. A montadora não confirmou mas também não descartou a possibilidade de relançar o modelo.

Obendorfer trabalha no projeto desde 2013, mas só agora postou imagens mais realistas. Em seu trabalho, o artista planejou o interior como de um Fiat modernos. O 147 teria direito até a uma versão Abarth.

Vale lembrar que a Fiat já ressuscitou o compacto 500 e está perto de relançar o esportivo conversível 124 Spider.

Veja o vídeo original do projeto:

Veja galeria de fotos do projeto: