Crítica: Estranho Passageiro – Sputnik traz fórmula antiga e garante ótimo filme de ficção científica

O Estranho Passageiro - Sputnik, revive o auge da Guerra Fria, quando os cosmonautas russos eram enviados em breves missões para o Espaço e se tornavam heróis de seu tempo.

Lorena Lázaro
Por Lorena Lázaro
efd02142a895beadedbcf5971dc4c847

Muito se especula sobre o que realmente acontece no espaço. Esse universo é recorrentemente explorado pelo cinema das formas mais ousadas. Um produção recente, disponível na Netflix, O Estranho Passageiro – Sputnik, revive o auge da Guerra Fria, quando os cosmonautas russos eram enviados em breves missões para o Espaço e se  tornaram heróis de seu tempo.

 

A direção é do cineasta russo Egor Abramenko, que faz sua estreia no papel. Quem gosta de filmes de ficção científica com certeza vai gostar também deste. Embora não tenha muita ação, o clima de suspense e terror começa logo nos primeiros minutos, quando a nave onde estão dois cosmonautas passa por momentos de turbulência. 

 

Ao pousar na terra apenas um dos cosmonautas sobrevive e é encaminhado para uma zona de quarentena do governo onde se descobre que algo sinistro aconteceu com ele. Sem memória, uma psicóloga é designada para fazer o diagnóstico, mas ela se depara com uma situação complexa e faz de tudo para ajudá-lo a se livrar da nova condição.  É impossível negar a referência em Alien – O 8º Passageiro, clássico de ficção de 1979, que é uma fórmula bem conhecida para os filmes do gênero, mas isso não diminui a trama envolvente do roteiro que prende a atenção do espectador.  

 

Para despertar mais a curiosidade de quem ainda não assistiu, vale informar que Estranho Passageiro começou a surgir em 2017, quando o diretor Egor se uniu a Fedor Bondarchuk no filme ‘Atração’, como diretor de 2ª unidade, com o objetivo de desenvolver sua própria criatura espacial. 

 

O resultado foi a criação do curta-metragem ‘O Passageiro’, que mais tarde evoluiu para ‘Sputnik’ estreando no Festival de Cinema Tribeca 2020. Mais de um milhão de pessoas transmitiram o filme desde seu lançamento online no final de abril na Rússia. 

 

Lançado pela IFC Midnight nos Estados Unidos, ‘Sputnik’ se tornou o quinto filme mais alugado na Apple TV e recebeu um índice de aprovação de 89% no Rotten Tomatoes.

 

Corre lá pra ver. Recomendamos. 

Veja o trailer:

Leia também: 

Juliana Paes posta foto com vestido de crochê sem lingerie – Curta Mais

Marília Mendonça mostra fotos deslumbrantes das férias no México – Curta Mais