Crianças e pets, veja os benefícios que essa relação proporciona

Está comprovado que ter pets traz muitos benefícios para os pequenos como: auxiliar no combate e prevenção de certas doenças até ser capaz de levar mais felicidade para as crianças

Redação Curta Mais
Por Redação Curta Mais
b2b7f3afb03fd99421d98e4f2c0a9a1c

Por muito tempo ter animais de estimação em casa era apontado como perigo à saúde das crianças, porém hoje em dia, ficou comprovado que ter pets em casa traz benefícios a saúde dos pequenos, bem como auxiliar no combate a prevenção de algumas doenças e ser também capaz de proporcionar felicidade a elas.

Quando uma criança passa a conviver e interagir com um animal de estimação, ganha com ele um fiel companheiro e uma série de outros benefícios. Os pets animam o ambiente, fazem companhia, ajudam a diminuir a ansiedade e estimulam o desenvolvimento emocional e intelectual das crianças.

Além disso, uma pesquisa feita pela Mars Petcare, em 2021, mostraram que o convívio com um pet pode reduzir o estresse e até mesmo melhorar a função cognitiva entre os estudantes. Cerca de 83% dos pais entrevistados afirmam que o gato ou o cão da família ajudou os filhos a se sentirem menos solitários.

As principais descobertas da pesquisa destacam que a boa relação entre seres humanos e pets, na infância e na adolescência, traz inúmeros benefícios, incluindo motivação no ambiente de estudo e interesse na prática de atividades físicas.

As estatísticas mostram que as crianças que convivem com cães aprendem a falar mais rápido do que as que não têm tal privilégio. Muitas vezes, o nome do animal é a primeira palavra que se aprende a dizer. O convívio estimula a sociabilidade, colabora com o desenvolvimento cognitivo e ajuda no equilíbrio, pois o pet estimula a criança a correr pela casa.

 

Se você ainda tem dúvidas em relação a isso, vejamos algumas vantagens que isso proporcionará às crianças em casa:

  • Benefício na imunidade – um dos maiores medos dos pais está relacionado às  alergias que os pets podem causar, mas os estudos mostram justamente o  contrário: ter animais de estimação desde bebê diminui a chance de rinite alérgica, asma e dermatite atopica. Isso acontece porque a presença dos animais acaba estimulando o sistema imune, permitindo a aquisição de tolerância e impedindo  o surgimento dessas alergias. Além disso, por melhorar o bem estar psicológico como um todo, diminui o stress, o que promove também uma melhora da  imunidade; 

 

  • Ajuda no combate à obesidade – ter um animal sempre deixa a criança mais  ativa, principalmente os que ela pode interagir mais, como gatos e  cachorro. Brincar e passear com os pets não deixa de ser um exercício,  diminuindo o sedentarismo e o tempo de telas, ajudando no controle da  obesidade; 

 

  • Auxilia no tratamento da ansiedade e depressão – principalmente nessa época  de pandemia, ter um companheiro em casa pronto para dar e receber carinho, alivia a tristeza desse isolamento social e permite suportar toda essas  mudanças de rotina com mais calma e tranquilidade; 

 

  • Ajuda com as emoções – a comunicação não verbal com um animalzinho é capaz  de ensinar muitas coisas do ponto de vista emocional, como a demonstração de  amor, a percepção de necessidades (como fome, medo, carinho), o cuidado com  o próximo, a noção de responsabilidade e a empatia. 

Porém, existe casos de exceção, que são as crianças diagnosticadas alérgicas que precisam de cuidados e orientações médicas com relação a ter um pet em casa ou não.

 

Foto Reprodução / O Imparcial