Cosmonauta: hoje faz 59 anos desde que o primeiro homem, Yuri Gagarin, viajou para o espaço

O russo foi o primeiro selecionado, dentre muitos, para tal feito

Renan Camiran
Por Renan Camiran
ddb99e9c9cbc5bb796e084acff814357

12 de abril de 1961 foi o dia em que Yuri Gagarin, um cosmonauta soviético, viajou para o espaço a bordo da nave Vostok 1. Ele foi um dos 20 pilotos selecionados para participar de rigorosos testes físicos e psicológicos e acabou por ser escolhido como o primeiro ser humano a viajar para o espaço. A seu favor contaram suas características físicas, 1,57 m de altura e 69 kg, um corpo adequado para a nave que possuia limitação de espaço e peso a ser carregado. Além disso, sua a personalidade comunicativa e origem camponesa (um diferencial para o sistema comunista à época) contaram pontos durante a seleção.

Minutos antes de embarcar para o espaço e para a história, ele proferiu as seguintes palavras: “Queridos amigos, conhecidos e estranhos, meus conterrâneos queridos e toda a humanidade: Em poucos minutos possivelmente uma nave espacial irá me levar para o espaço sideral. O que posso dizer-lhes sobre estes últimos minutos? Toda a minha vida parece se condensar neste momento único e belo. Tudo que eu fiz e vivi foi para isso!”

O termo ‘cosmonauta’ pode parecer um pouco estranho ou antigo para você, no entanto, ele possui o mesmo significado que ‘astronauta’. A diferença é a origem: o primeiro é utilizado pelos russos, já o segundo pela Nasa e demais agências espaciais estadunidenses. Ambos os termos derivam do grego, e propiciam a união dos termos ástron (estrela) ou cosmo (universo), com nautes (navegante ou marinheiro). Como ‘navegante do espaço’ não parece ser um termo muito adequado, deixaremos que você utilize o que melhor lhe servir.