Conheça uma floresta repleta de trilhas, bosques e espécies nativas do cerrado a 84 km de Goiânia

Área onde foi criada a Floresta de Silvânia correspondia a antiga Fazenda Marinho

Redação Curta Mais
Por Redação Curta Mais
21e4052848fac2d5630156226dd4a2c6

A Floresta Nacional da cidade de Silvânia (Flona), localizada a 84 quilômetros de Goiânia, é uma unidade de conservação do ICMBio com trilhas e vários atrativos para quem prefere um lugar tranquilo para passar o fim de semana com os amigos ou família. Além disso, é um ambiente ideal para pesquisadores e estudantes com uma biblioteca com mais de 500 títulos sobre fauna, flora e ecologia para pesquisa e leitura – instalada próxima a um antigo casarão da década de 50.

A Floresta possui alojamentos masculino e feminino para pesquisadores (com camas e banheiros, cozinha, refeitório, auditório), além da casa de apoio ao pesquisador, que hospeda professores e alunos que precisem passar mais dias no local para desenvolver seus estudos, garagem e oficina, além de segurança 24 horas.

A área de lazer e de visitação é dotada de mesas, bancos e sanitários, além de um pequeno lago artificial e pontes, bem como sinalização e um mirante. A Flona de Silvânia possui, ainda, um viveiro onde são cultivadas mudas de várias espécies nativas ou não, com capacidade para produzir até 15 mil mudas. Estas são doadas a produtores rurais da região ou são comercializadas.

Orientações/Regras de visitação


A visitação na Floresta de Silvânia é gratuita, haja vista que não é realizado nenhum tipo de cobrança pelo acesso e uso das instalações disponíveis na Unidade. Contudo, a visitação é uma atividade controlada, sendo que o visitante deve estar atento as seguintes recomendações:

Antes de visitar a Unidade entre em contato com a administração da floresta, a fim de evitar qualquer tipo de imprevisto;
– Na área da floresta não são admitidos animais domésticos, mesmo que estejam sob os cuidados e a responsabilidade dos visitantes;
– É proibido queimar o “lixo”, acender fogueiras ou realizar qualquer outro tipo de atividade que envolva o uso de fogo, exceto o cozimento de alimentos, em fogareiro próprio para acampamento;
– Na floresta não é admitido o consumo de bebida alcoólica de qualquer natureza;
– Ao visitar a Floresta o visitante não poderá realizar nenhum tipo de coleta (plantas, animais, etc.), a não ser para pesquisa científica, quando previamente autorizado (via Sisbio). Também não poderá construir ou modificar a estrutura encontrada no local (bancos, mesas, etc.).
– Informações complementares serão prestadas ao visitante quando de sua chegada a Floresta.

Localização: O acesso à cidade se dá por meio da Rodovia GO-330, que estabelece a ligação com Anápolis (sentido Brasília) e com Pires do Rio (sentido Caldas Novas). A GO-330 também estabelece a ligação de Silvânia à Goiânia, através da interligação com a GO-010.
Entrada gratuita

Telefone: (62) 99221-4407
Mais informações: ICMBio

Foto: Divulgação