Conheça um paraíso natural em Goiás com 30 cachoeiras incríveis e trilhas exuberantes

Uma imersão da Curadoria do Curta Mais no complexo de cachoeiras incríveis de Formosa (GO)

Redação Curta Mais
Por Redação Curta Mais
bab875956e03bdd2445bbfbd5b10502d

Buscando fazer uma imersão no turismo de Goiás, a equipe do Curta Mais continua o seu tour em Formosa (GO), através de um convite feito pela Secretaria de Turismo da cidade , fomos até lá conferir de perto essa beleza natural e trazer todas as informações, dicas e fotos do local para que você possa se organizar e planejar uma visita à esse paraíso que é motivo de orgulho para todos os goianos e que ainda é pouco explorado.

Desta vez, conhecemos o Parque Ecológico Indaiá na fazenda Citates (antiga fazenda Indaiá), localizado a 68km de Brasília, e possui 30 milhões de metros quadrados, contribuindo para a preservação da belíssima natureza da região. No local, estão presentes nascentes do famoso rio Itiquira, uma série de quedas d’água, sendo que a maior delas tem 30 metros de altura. Todas formam poços de água ideais para banho. As cachoeiras estão a 28km do centro de Formosa. Fizemos um roteiro do complexo de cachoeiras para você conhecer cada uma delas. Confira:

1. Cachoeira do Espanhol

A Cachoeira do Espanhol é a primeira cachoeira que encontramos na trilha que leva até o topo do Salto do Itiquira e está localizada a apenas 500 metros do início da trilha, antes de chegar a Cachoeira Indaiá. Ela presenteia os aventureiros com piscinas naturais bem próximas de sua queda d’agua, de aproximadamente 4 metros de altura. Até aqui, a trilha é bem leve, com uma estrutura de escadas e piso nivelado.

2. Cachoeira do Buriti

Mais adiante, entre a Cachoeira do Espanhol e a Cachoeira Indaiá, encontramos a cachoeira do Buriti. Vale uma pausinha no caminho para desfrutar dessa simples, e ao mesmo tempo, encantadora queda d’água no meio da trilha.

3. Cachoeira do Indaiá

Um pouco mais a frente, cerca de vinte minutos de caminhada (1km de trilha), está um dos pontos mais famosos do local, a Cachoeira do Indaiá. Com cerca de 15 metros e um grande poço de águas geladas, o ponto costuma ser o atrativo principal de quem faz a trilha. Cercada por grandes paredes de pedra e longas árvores, o local é perfeito para quem está procurando tranquilidade, sombra e água fresca. Por ter um nível de acessibilidade aceitável (a descida para a cachoeira é realizada por uma escada feita no terreno, com corrimãos de corda), crianças a partir de cinco anos de idade podem chegar tranquilamente.

4. Cachoeira Véu de Noiva

Seguindo adiante, o cenário fica mais natural, com uma trilha por meio da mata (2,5 km), com subidas mais acentuadas e declives agudos. A trilha segue acompanhando o leito do rio por cima do vale. Após cerca de 40 minutos de caminhada, é possível ver a segunda maior queda da trilha. A Cachoeira Véu de Noiva, com 30 metros, é o local preferido dos praticantes de esportes radicais, como um emocionante rapel e escalada. Para acessá-la, uma trilha alternativa leva o trilheiro para a base da cachoeira, atravessando o rio.

Tudo isso é feito percorrendo uma trilha aconchegante próxima a margem do rio, em um percurso de 3,6km (ida e volta 7,2 km), onde pode-se observar a presença de muitos bichos e pássaros da região, sem contar com a flora. E o melhor: pertinho de Brasília (média de 1h20 de deslocamento), com apenas 8 km de estrada de terra em boas condições.

Para fazer o rapel não precisa experiência, pois serão dadas instruções prévias de como proceder. Sendo que não precisa de força, pois o peso do corpo é reduzido através do atrito no equipamento freio 8, tendo a pessoa somente que conduzir a descida. Além do que, todo procedimento é orientado e assegurado por profissionais especializados, com equipamentos revisados e certificados pela UIAA (União Internacional das Associações dos Alpinistas), ou CE (Comunidade Europeia), ou CA (Certificação de Autenticidade).

Os valores para Rapel dependem do roteiro escolhido, variam dependendo do dia e qual pacote o aventureiro escolher. Para informações, falar com Vertaco – Esportes Radicais pelo telefone (61) 9 8484 0294 e (61) 9 9926-5222.

Mais informações: Parque Ecológico Indaiá- Fazenda Citates| Telefone: (61) 9 9985-4577 / Whatsapp 61 99833-8344

Como Chegar:
Na saída Norte de Brasília pegue o caminho para Formosa pela BR-020. Passe por Sobradinho, por Planaltina e continue seguindo em frente 9 km desde a última saída para Planaltina. Faça a volta por debaixo do viaduto seguindo sentido São João da Aliança e Chapada dos Veadeiros (estrada BR-010 GO118). Siga reto 15 km na pista principal (BR-010/GO118) até o posto da Texaco Posto Advance. Vire à direita na próxima entrada em frente ao posto. Siga nesta estrada 2 km, desça a baixada e entre na primeira estrada de terra à esquerda. Siga na estrada de terra 8 km e quando encontrar uma bifurcação pegue a via da esquerda. Siga sempre reto e você chegará em Fazenda CITATES.