Conheça os principais Mercados Municipais que fazem parte da história e cultura de Goiânia

Espaços charmosos e repletos de facilidades se espalharam por Goiânia na década de 1950, a fim de abastecer os gêneros alimentícios

Julia Macedo
Por Julia Macedo
eebd38f32b6a4ec519b2ca8c2e8148f7

 

Os mercados municipais cumprem papel integrante no comércio. Sua origem parte da necessidade de regular as atividades dos feirantes, segundo estudo da USP.

mercado

Apesar disso, esses pontos comerciais vão além da simplicidade econômica. Abrangem a importância histórica, política, cultural, social e ambiental das cidades em que estão inseridos.

Levando adiante a ideia de feiras regulares, os mercados municipais oferecem à sociedade uma diversidade de serviços. Desde uma culinária requintada, até os melhores tecidos da região, tudo em um só lugar.

mercado

mercado

Imagens: Marcos Aleotti Fotografia-Curta Mais

mercado

mercado

As histórias de vida dos comerciantes, unidas ao carinho durante o atendimento, dão um toque charmoso e especial. É quase impossível passar por ali sem uma paradinha rápida.

E Goiânia, com todas as suas variações culturais, guarda esses tesouros em forma de mercado em pontos estratégicos da capital.

 

Mercado Central

mercado

Era 1950 quando o primeiro mercado municipal de Goiânia iniciou suas atividades. Primeiramente, o estabelecimento funcionou onde hoje se encontra o prédio do Pathernon Center. Sendo, pouco depois, transferido para o Mercado Centro Comercial Popular (Camelódromo do Centro).

Foi apenas em 24 de outubro de 1986, sob gestão do Prefeito Daniel Antônio de Oliveira, que o espaço foi transferido para sua sede definitiva. Na rua 3, no Centro de Goiânia, passou a ocupar uma área de, aproximadamente, 6.787 m².

Com divisão para três pavimentos, a ideia seria abastecer o gênero alimentício da cidade. Hoje, o terceiro piso abriga o Restaurante do Trabalhador, com refeições a partir de R$ 1.

Serviço

Onde: Rua 3, n° 322, Setor Central

Telefone: 3524 1324

 

Mercado Campinas

mercado

Inaugurado em 29 de janeiro de 1955, o espaço funcionou como principal centro de abastecimento de gêneros alimentícios de Campinas e bairros vizinhos ao longo de muitos anos.

As reformas no local o abriram para áreas destinadas à cultural e lazer, com eventos constantes. Até hoje o espaço possui serviços de referência municipal, como é o caso da Sala 19, especializada no conserto de diferentes utilidades domésticas.

Serviço

Onde: Rua Benjamin Constant, esq2. c/ Av. São Paulo, n° 429, Setor Campinas

Telefone: 3524 2472

 

Mercado Pedro Ludovico

mercado

Era 1963 quando o mercado municipal do Setor Pedro Ludovico começou a operar com fins hortifrutigranjeiros. A construção original, feita em tábuas, passou por várias reformas ao longo dos anos, a fim de acompanhar o desenvolvimento e a modernização da cidade.

O espaço conta com 33 bancas em 22 salas. Uma reforma entregue em 31 de maio de 2008 entregou o lugar com a extinção de bancas. Agora, as lojas funcionam em salas construídas em alvenaria e quase todas com mezanino. A área interna do mercado ficou reserva à eventos culturais.

Serviço

Onde: Av. Circular, Praça da Feira, Setor Pedro Ludovico

Telefone: 3524 1512

 

Mercado Popular

mercado

Entregue em 1953, teve sua área revitalizada através de um convênio entre a Casa Cor Goiás e a Prefeitura de Goiânia. As obras foram iniciadas em 1° de março de 2006.

O espaço interno do mercado foi destinado à realização de eventos organizados pela Assessoria municipal, criada em janeiro de 2007. O objetivo seria transformar o mercado em um ponto turístico de referência em Goiânia.

Serviço

Onde: Rua 74, n.º 329, Setor Central

Telefone: 3524 1111

 

Mercado Vila Nova

Um processo licitatório pontuou a Empresa Nacional de Mercados (Enac) como a respisável pelo Mercado de Abastecimento do Setor Vila Nova. O espaço foi entregue em 1957, sendo erguido sobre parte da Praça Boaventura Moreira de Andrade.

Serviço

Onde: 5º Avenida, n.º 389, Setor Vila Nova

Telefone: 3524 8990

 

Mercado Centro-Oeste

Construído em 1958, foi inaugurado como Mercado Municipal de Vila Operária. Foi após uma reforma, entre e os anos de 1900 e 2000, que o espaço adotou o nome Mercado Centro-Oeste.

Serviço

Onde: Rua P-25, esq. c/ 509 e 510, n.º 464, Setor Centro-Oeste

Telefone: 3524 2473

 

Mercado Centro Comercial Popular

Era 1986 quando o espaço foi fundado com, aproximadamente, 593 permissionários. Foi só em 2004, após a realização de recadastramento e regularização de permissionários, que as coisas mudaram.

O local passou a funcionar normalmente com alvará do Corpo de Bombeiros, e projeto de Combate de Incêndio.

Serviço

Onde: Rua 4-A, s/n.º, Setor Central

Telefone: 3524 1112

 

Fonte: Prefeitura de Goiânia

Imagens: Marcos Aleotti Fotografia

Quer receber nossas dicas e notícias em primeira mão? É só entrar em um dos grupos do Curta Mais. Basta clicar AQUI e escolher.