Conheça o outro bioma existente em Goiás

Se engana quem acha que Goiás está situado apenas na faixa do cerrado

Lígia Saba Fernandes
Por Lígia Saba Fernandes
13a2fbabebe62d8f8a187578a461e15d

O território de Goiás está situado predominantemente na faixa do bioma cerrado, o segundo maior bioma brasileiro e da América do Sul, depois da Amazônia, e que concentra 1/3 da biodiversidade nacional e 5% da flora e da fauna mundiais. Porém, o que poucas pessoas sabem é que no sul do estado também é possível encontrar pequenas faixas de Mata Atlântica. 

Com árvores baixas esparsas e arbustos de galhos tortuosos, cascas grossas, folhas cobertas por pêlos e raízes muito profundas, o cerrado originalmente, cobria em torno de 70% do território goiano. Sua flora e fauna são consideradas uma das mais ricas savanas do mundo, e estima-se que entre 4.000 e 7.000 espécies habitam esta região. Em Goiás, encontram-se lobos-guará, emas, seriemas, gaviões, urubus-reis, répteis, raposas, cachorros-do-mato e muitas outras espécies de animais típicos do cerrado. 

Devido a sua vegetação campestre e savanica, com árvores e arbustos esparsos, o cerrado se caracteriza como propício à criação extensiva do gado, por ser uma vegetação de campos naturais. Tal fator contribui diretamente para a projeção do Estado de Goiás no cenário agropecuário do Brasil. Porém, a flora e a fauna goianas têm sido ameaçadas por esta atividade econômica. Um dos problemas mais graves do Cerrado é justamente a substituição da vegetação original por cultivos agrícolas e pastos.

Apesar de predominar no estado o bioma Cerrado, na região sul de Goiás também são encontradas pequenas faixas do bioma Mata Atlântica, principalmente nas margens dos rios e nas serras. Na divisa com o estado do Mato Grosso, a oeste, existe uma pequena área de floresta tropical, vegetação classificada dentro do bioma Mata Atlântica. Sendo assim, podemos perceber no estado de Goiás a presença de  das seguintes vegetações:

  • Floresta Estacional Decidual;

  • Floresta Estacional Semidecidual;

  • Cerrado (savana)

A Floresta Estacional Decidual é também chamada de Floresta Estacional Caducidófila, e trata-se de um tipo de vegetação presente no bioma Mata Atlântica, e em algumas áreas do  Cerrado. Esse ecossistema é caracterizado por duas estações, uma seca e outra chuvosa, aspecto típico das regiões centrais do Brasil, a primeira mais prolongada, ao contrário da floresta tropical que não mantém estação seca.

A floresta estacional semidecidual é típica do Brasil Central e conta com uma estação com chuvas intensas de verão, seguidas por um período de estiagem. Esse ecossistema é constituído por plantas lenhosas com gemas foliares protegidas da seca por escamas (catáfilos ou pêlos), tendo folhas adultas adaptadas a longos períodos de seca, e decíduas. O grau de decidualidade, ou seja, a perda das folhas depende da intensidade e duração das temperaturas mínimas e máximas, e da condição do balanço hídrico.