Conheça o Gustav Ritter, tradicional escola de teatro, música e dança de Goiânia

Centro Cultural já formou nomes de sucesso no Brasil e no exterior

src

por

28/01/2016 às 16:15 - Atualizado em 28/01/2016 às 16:32

Faça uma avaliação

Fundado em 1988, o Centro Cultural Gustav Ritter é uma unidade de formação cultural vinculada à SEDUCE, que oferece aulas de música, dança e teatro para a comunidade de Goiânia e região metropolitana da capital. Localizado no Setor Campinas, o Centro atende um público democrático, que vai de crianças a partir de 05 anos a integrantes da melhor idade, moradores de todos os setores da capital.

Fachada do Centro Cultural Gustav Ritter

A pluralidade se deve, em parte, aos valores acessíveis cobrados para participar dos cursos oferecidos pelo Centro Cultural: a taxa de inscrição para o processo seletivo é de R$15, e são cobradas taxas semestrais de R$50, que podem ser negociadas. O objetivo do Centro, de acordo com o diretor Edmar Carneiro, não é ter retornos financeiros, e sim, manter os alunos na escola.

Para fazer um dos cursos de formação em teatro, dança ou música, é necessário fazer um processo seletivo para cada área e, caso aprovado, fazer a matrícula. No núcleo de música, os alunos podem estudar a história da música, teoria e percepção musical e introdução a instrumentos como violão popular e erudito, violino, violoncelo, piano, saxofone, bateria, flauta, trombone e canto erudito e popular.

Já no núcleo de teatro são oferecidas oficinas de teatro físico, interpretação teatral, formação do ator, expressão corporal, montagem e produção de espetáculos e muitos outros. No núcleo de dança é possível aprender balé, jazz, sapateado e danças urbanas.

Aula de música no Centro Cultural Gustav Ritter

Aula de teatro no Centro Cultural Gustav Ritter

Os alunos formados pelo Gustav Ritter já conquistaram o Brasil e o mundo. O núcleo de dança, por exemplo, já participou de festivais como o de Indaiatuba e Joinville, com medalhas de ouro, e festivais nos Estados Unidos, Suíça e Canadá. Em 2013, o aluno Adhonay Soares ganhou a medalha de ouro no Grand Prix New York Festival, e hoje continua sua formação de bailarino com bolsa de estudos na Alemanha. Além dele, vários outros alunos já conquistaram bolsas para países como o Canadá, a França, a Suíça, a Alemanha e os Estados Unidos.

Adhonay

Adhonay Soares, ex-aluno do Gustav Ritter e bolsista do Stuttgart Ballet, da Alemanha

Edmar, diretor do Gustav Ritter, diz que a formação cultural de crianças, adolescentes e adultos, nas modalidades de dança, música, teatro, artes plásticas, literatura, cinema, entre outros, é de fundamental importância. E completa: “a cultura e a educação mudam a vida das pessoas; a cultura e a educação mudam o destino de um país”.

O processo seletivo para os núcleos de dança e teatro para 2016 já foram finalizados, e as inscrições para o núcleo de música acontecem no período de 01 a 19 de fevereiro.

 

Centro Cultural Gustav Ritter

Endereço: Praça da Matriz - Rua Marechal Deodoro da Fonseca, N237, Setor Campinas

Telefones: 3201-4700 (Recepção) | 3201-4706 (Administração)

Você também pode gostar

Clube Curta Mais
Clube de vantagens e descontos exclusivos
Acesse