Conheça o fogão criado por brasileiros que usa o sol ao invés de gás

O equipamento foi construído com sucata e materiais de baixo custo

Bruno Araujo
Por Bruno Araujo
a8e4dd4240aad0f031926d978f6cd47d

Você sabia que o gás vai aumentar a partir desta sexta-feira (2)? Levando em consideração que esse é o quarto aumento do ano, ter um fogão solar para cozinhar seria perfeito, né? Lá em 2018, pesquisadores brasileiros do laboratório de máquinas hidráulicas do curso de Engenharia Mecânica, da UFRN, desenvolveram um equipamento cheio de espelhos que é capaz de transformar a radiação solar em calor, que pode ser utilizado para cozinhar ou assar alimentos.

 

Dá só uma olhada em uma foto do objeto diferente:

 

 

Esse equipamento foi construído com sucata e materiais de baixo custo. Um dos pesquisadores afirmou que o fogão solar pode ser uma alternativa viável para substituir o botijão de gás de cozinha.

 

Além do fogão, vários outros protótipos foram criados. Um deles foi um forno que custou R$ 150 e que conseguiu assar nove bolos ao mesmo tempo em apenas 1 hora e meia utilizando somente a energia solar.

 

 

“A energia solar é uma energia social porque está disponível para todos, mas é a que menos tem investimentos porque o modelo de sociedade que nós temos sempre busca concentrar a energia e produzir pra vender e nosso trabalho não está na geração de energia pra vender”, disse o professor Luiz Guilherme, coordenador do laboratório onde os objetos foram criados, à BBC.