Conheça as maiores Festas Juninas do Brasil

Adelina Lima
Por Adelina Lima
53bc75cd57fb7d9c64162c4861fcfb71

Prepare-se para uma explosão de cores e ritmos durante os festejos de São João. Preparamos uma lista das maiores e mais famosas festas juninas brasileiras que você precisa conhecer. Coincidentemente todas ocorrem no nordeste do país, então aproveite para dar um pulinho na praia antes de dançar no arraia.

 

Mossoró Cidade Junina (Rio Grande do Norte)

Mossoró

Uma das mais tradicionais festas juninas do Nordeste, a Mossoró Cidade Junina, comemora 20 anos em 2016. O evento acontece de 4 a 26 de junho na simpática cidade do oeste potiguar, a 3,5 horas de Natal.

Já na abertura, a tradição impera: o histórico bloco junino ‘Pingo da Mei Dia’ arrasta multidões pelo Corredor Cultural da cidade, com três trios elétricos e diversas atrações musicais. Entre os nomes confirmados para as noites de shows na Estação das Artes estão Victor e Léo, Aviões do Forró, César Menotti e Fabiano, Simone e Simaria, Solteirões do Forró e Joelma Calypso.

A festa também dá destaque aos talentos locais, através do espetáculo “Chuva de Bala”, encenado em frente à Capela de São Vicente, e que conta a história dos mossoroenses que expulsaram o bando de Lampião da cidade em 1927.

 

 

Bumba-Meu-Boi, São Luís (Maranhão)

Bumba-Meu-Boi

Uma tradição que remonta ao século 18 e que segue firme arrastando multidões todo ano em São Luís do Maranhão. A festa do Bumba-Meu-Boi começa no dia de Santo Antônio (13 de junho) e vai até o dia de São Marçal (30). Grupos folclóricos de todo o estado se encontram nas ruas da capital maranhense para contar a história da escrava Catirina e seu marido, que precisam ressuscitar o animal que haviam matado. Os integrantes se apresentam ao redor de bois coloridos, num festival marcado por ritmos e danças.

A Praça Maria Aragão, que recebe o nome de “Terreiro da Maria” durante o período, é o principal palco de shows e atividades culturais. Além das tradicionais barracas de palha, os palcos recebem personagens característicos da cultura local, como o Boi da Fé em Deus, Boi Brilho do Sol Nascente e Boi de Maracanã.

 

  

São João de Caruaru (Pernambuco)

São

Em Caruaru a animação é intensa. São quase 500 shows acontecendo em seis polos pelo município, quadrilhas com até 4 mil pessoas, forrós, festival de comidas gigantes e desfiles que lotam o Pátio de Eventos Luiz Gonzaga.

Neste ano a festa vai de 4 a 29 de junho e a cidade se enfeitará com mais de 50 mil metros de bandeiras, 60 bonecos temáticos e centenas de balões. A abertura será a cargo de Elba Ramalho e Flávio José. Outros nomes confirmados incluem Matheus & Kauan, Gusttavo Lima, Dorgival Dantas e Adelmário Coelho.

 

   

São João de Campina Grande (Paraíba)

São

Autodenominada como a “maior festa de São João do mundo”, a festa de Campina Grande se estende pelo mês inteiro. Em 2016 será de 3 de junho a 3 de julho e contará com centenas de atrações que acontecem no imenso Parque do Povo, sede do evento desde 1983.

Depois do lançamento oficial  a programação segue com “ilhas de forró” (com trios de autêntico forró pé-de-serra), campeonato de quadrilhas, um casamento coletivo no dia de Santo Antônio (13 de junho) e passeios no Expresso do Forró – uma locomotiva temática que leva até o distrito rural de Galante, com shows de forró dentro dos vagões.

Mais de 100 mil pessoas por noite devem comparecer aos shows de nomes como Wesley Safadão, Elba e Zé Ramalho, Aviões do Forró, Padre Fábio de Melo, Banda Magníficos, entre outros.

 

  

Forró Caju – Aracaju (Sergipe)

Forró

De 18 a 29 de junho, a capital sergipana realiza seu evento mais popular: o Forró Caju. Anualmente, cerca de um milhão de pessoas se reúnem na praça de eventos Hilton Lopes para dançar ao som de sanfonas e zabumbas e assistir a quase 200 shows de cantores, bandas e quadrilhas.

Entre as atrações confirmadas do Forró Caju 2016 estão Cavaleiros do Forró e Adelmário Coelho. Um evento paralelo acontece na orla de Atalaia: é o Arraial do Povo, com shows de bandas regionais de forró, apresentações de grupos folclóricos, concursos, quadrilhas e até uma orquestra.