Conheça as 10 melhores cidades para morar em 2021

Cidades de países europeus caíram na lista e deram espaço para aquelas que melhor enfrentaram a pandemia de Covid-19

Giovana Andrade De Almeida
Por Giovana Andrade De Almeida
5a50cc45e22fd0f2a6472eab8265ae2c

O ranking anual elaborado pela Economist Intelligence Unit (EIU), braço de análise e pesquisa da revista britânica The Economist, classificou 140 cidades do mundo em quesitos como estabilidade, infraestrutura, educação e acesso à saúde. 

 

Na lista deste ano, a pandemia de Covid-19 se mostrou um fator determinante. Países como Austrália, Japão e Nova Zelândia reagiram à pandemia com rapidez e eficiência, minimizando os casos e afrouxando as restrições mais rapidamente. Em consequência, suas cidades ganharam posições de destaque no ranking. Da América do Sul, nenhuma cidade ficou entre as dez primeiras. 

 

Auckland, na Nova Zelândia, ficou em primeiro lugar graças à abordagem bem-sucedida no controle da pandemia, o que possibilitou que sua sociedade enfrentasse menos restrições, durante menos tempo, garantindo pontos fortes para a cidade.

 

Já os países da União Europeia demoraram para iniciar o programa de vacinação e muitos deles impuseram restrições severas, o que prejudicou seu desempenho na pesquisa deste ano. Um exemplo é Viena, que liderou a lista por vários anos e, neste, caiu do 1º para o 12º lugar. Hamburgo, na Alemanha, teve a queda mais acentuada – caindo 34 posições, para a 47ª.

 

Essa tendência foi motivada especialmente por adversidades nos recursos hospitalares, o que, segundo o estudo, prejudicou a maioria das cidades alemãs e francesas, resultando em uma diminuição na pontuação de saúde.

 

A parte inferior da lista, por sua vez, teve menos mobilidade: Damasco, capital da Síria, continua sendo a cidade onde a vida é mais difícil, principalmente por causa da guerra civil no país. 

 

Confira as 10 melhores e as 10 piores cidades para viver em 2021 segundo a Economist Intelligence Unit: 

 

10 melhores

1. Auckland, Nova Zelândia

 

2. Osaka, Japão

 

3. Adelaide, Austrália

 

4. Wellington, Nova Zelândia

 

5. Tóquio, Japão

 

6. Perth, Austrália

 

7. Zurique, Suíça

 

8. Genebra, Suíça

 

9. Melbourne, Austrália

 

10 .Brisbane, Austrália

 

10 piores

1. Damasco, Síria

 

2. Lagos, Nigéria

 

3. Port Moresby, Papua-Nova Guiné

 

4. Daca, Bangladesh

 

5. Argel, Argélia

 

6. Trípoli, Líbia

 

7. Carachi, Paquistão

 

8. Harare, Zimbábue

 

9. Duala, Camarões

 

10. Caracas, Venezuela