Conheça a verdadeira história do casal de idosos do Titanic

O destino de Ida e Isidor Straus foi exatamente igual ao retratado no filme

Igor Ricardo
Por Igor Ricardo
1fd5611854bc528b5c81c3c13092a146

Uma das cenas mais tocantes do Titanic, é quando um casal de idosos deitados em uma cama, com o quarto enchendo de água, decidem morrer ali mesmo abraçados, impossível não se emocionar. O casal realmente existiu e chamava Ida e Isidor Straus, eles eram donos da loja de departamento da Macy’s em Nova York. Apesar da homenagem, a história real deles também é de quebrar o coração.

 

O destino do casal de idosos, na vida real, realmente foi o mesmo. Os dois decidiram morrer juntos na trágica noite de 14 de abril de 1912, de uma forma bastante comovente.

 

O bisneto do casal, Paul A. Kurzman, revelou que quando o Titanic começou a afundar, mulheres e crianças começaram a ser colocadas em botes. Ida, porém, recusou a chance porque queria ficar com Isidor.

 

“Minha bisavó Ida estava indo ao bote esperando que Isidor a seguisse, o que não aconteceu. Quando ele não entrou e Ida percebeu, ela ficou preocupada, olhando para um oficial. Ele disse, ‘Senhor Straus, você é conhecido e é idoso, então pode entrar no bote’”, contou Kurzman.

 

Porém, o empresário e ex-político não queria pegar o lugar de nenhuma criança ou mulher.

 

straus

 

O triste fim do casal no Titanic 

 

Quando Isidor recebeu o convite para entrar nos botes, ele afirmou que não entraria até que cada mulher e criança estivessem ali seguras. Ao perceber isso, Ida decidiu dar um passo atrás e ficou com o marido.

 

O filme de 1997 até chegou a gravar uma cena com o momento. Porém, a escolha feita foi do casal de idosos se abraçando enquanto o navio afundava.

 

A cena teria Ida colocando para fora o sentimento que a verdadeira idosa pode ter passado na tragédia real. “Nós passamos uma vida juntos, para onde você for, eu vou também”, diria a personagem.

 

 

A história, que fascinou o bisneto do casal, foi contada originalmente pela filha mais velha do casal, a avó de Paul. Foi assim que o conto seguiu em frente, mostrando esse comovente traço real do Titanic.

 

 

Foto: Reprodução