Conheça 9 importantes construções históricas de Goiás que foram restauradas durante a pandemia

Em uma colaboração com a Secretaria Estadual de Cultura (Secult), mais um garimpo do Curta Mais, apresentamos algumas dessas relevantes edificações que compõem o patrimônio cultural, histórico e artístico do estado

Redação Curta Mais
Por Redação Curta Mais
a03fd8fe53e031a40b76b877a66d5f83

Goiás é reconhecido nacionalmente por suas várias vertentes artísticas e culturais, e nesse contexto, falamos também de espaços culturais que enobrecem e valorizam a riqueza do nosso Estado. Com o apoio cultural da novomundo.com, o Curta Mais apresenta algumas relevantes edificações que compõem o patrimônio cultural, histórico e artístico do estado que foram restaurados durante o período de isolamento social, entre 2019 e 2021. E de encher os olhos de amor, vejam como estão lindos. 

 

1 – Igreja Nossa Senhora da Conceição, de Jaraguá

Construída em 1828, o templo passou por obras de restauro, iniciadas em julho de 2019 e finalizadas no mês de fevereiro deste ano. A igreja, local onde também funciona o Museu de Arte Sacra, possui características que remetem ao período colonial e foi tombada como Patrimônio Histórico Estadual em 1998. O prédio, de alvenaria de adobe, possui campanário em madeira, externa ao edifício, com sino. A edificação passou por uma ampla reforma, com serviços que abrangem a fachada (frontal e lateral), sacristia, capela mor e nave central.

 b5936b30d8202b9916068c58707f2f5f.jpeg

2 – Igreja de Nossa Senhora das Mercês, na cidade de Pilar de Goiás

Foi totalmente restaurada em 2020. O pequeno templo foi construído entre 1783 e 1824 pelos escravos e tem estilo colonial. Relatos históricos revelam que inúmeros escravos foram condenados à morte através da forca, construída ao redor da igreja. Nossa Senhora das Mercês é hoje um dos únicos monumentos históricos que atravessou dois séculos até os dias atuais. Possui talha barroca no altar-mor em madeira, assim como um púlpito e coro também em madeira. Sua torre sineira lateral com escada exterior é típica das igrejas menores do período em Minas Gerais. Erguida pela irmandade dos pardos é das três igrejas mais importantes do período, a única que guarda maior originalidade e integridade.

a76ed394af92d977222f5acd52b76509.jpeg

 

3 – Pórtico do Instituto Federal de Goiás (IFG), Goiânia 

Alusivo ao Batismo Cultural de Goiânia Construído em 1942, o pórtico é parte das edificações do Câmpus Goiânia do IFG tombadas pelo Governo do Estado de Goiás, a cargo da Fundação Cultural Pedro Ludovico Teixeira, como um dos 24 bens culturais materiais de Goiânia. A edificação histórica caracteriza-se por ter sido o marco de entrada do público à Exposição Cultural e Produtos Econômicos do Estado de Goiás.

 f24f6bd7ffc2fd665ee25c95c5a7e419.jpeg

4 – Casa de Altamiro de Moura Pacheco, Goiânia 

Sobrado onde morou um dos notáveis pioneiros de Goiânia, passou por obras de restauração. Localizada na Avenida Araguaia, esquina com Rua 15, no Centro da capital goiana, a casa passa despercebida aos olhos dos mais desatentos. Mas possui um acervo cultural que ajuda a contar a história de Goiânia, Goiás e também de Brasília.

 Construída nos anos 30 e tombada como bem histórico de Goiânia pela prefeitura em 1999, a Casa da Cultura foi doada para a Academia Goiana de Letras (AGL) em 1993, três anos antes da morte de Altamiro de Moura Pacheco. Além do sobrado, foi doado todo o seu acervo pessoal contendo fotos, medalhas, livros da histórica biblioteca, bens móveis e obras de arte que preservam a história de Goiás.

 ddb5ff191cb19bc843e26ea233c5d14f.jpeg

5 – Antiga Chefatura de Polícia, na Praça Cívica em Goiânia

Construído na década de 1930, o prédio está sendo restaurado com a proposta de recuperar as características originais do edifício, que estava fechado desde 2015, valorizando suas qualidades arquitetônicas e de requalificação dos espaços. Os serviços abrangeram a recuperação da simetria e fluidez dos espaços e a implantação das demandas atuais de acessibilidade e segurança, assim como a volumetria original do prédio que também foi resgatada por meio de ações como a recuperação da cobertura.

 2da0935b1af89325e8203d85ab913e96.jpeg

6 – Centro Cultural Martim Cererê, Goiânia 

Ponto de encontro da cena alternativa de Goiânia, o espaço recebe shows, festivais, feiras e diversos eventos em sua programação. Inaugurado em 1988, a unidade está localizado no Setor Sul, e abriga os teatro Pyguá e Yguá, e o Bar Karuhá.

Em 2020, o Centro Cultural passou por uma ampla revitalização que incluiu a parte interna e externa, com serviços na parte elétrica, hidráulica e mobiliário. Os canteiros dos jardins, assim como todas as dependências do Centro Cultural recebem cuidados diários de limpeza e manutenção, para garantir que a unidade tenha as melhores condições e suporte para receber os novos projetos e encontros quando o funcionamento voltar ao normal.

 6cd4c13cc9c2a1b928dffeb6eb7bbe7f.jpeg

 

7 – Palácio da Instrução, Cidade de Goiás 

 A obra de revitalização do prédio da Coordenadoria Regional de Educação na Cidade de Goiás, o Palácio da Instrução, teve investimento de R$888.278,05,  e passou por reforma interna e externa, incluído uma praça na frente do prédio histórico.

O prédio foi tombado pelo patrimônio histórico em 1929, mesmo ano em que a cidade de Goiás era tida como a capital do Estado, e as ações realizadas no projeto de reforma buscaram atender totalmente as recomendações do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN).

 8bca7f4a535618e1fcad0db5c34687bf.jpeg

 

 8 – Praça do Coreto na Praça Cívica, Goiânia

A construção faz parte do acervo art déco de Goiânia tem papel muito representativo no conjunto tombado art déco da capital goiana. O edifício passou por uma obra de restauração promovida pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) e foi concluída em maio de 2020.

A obra de restauração buscou valorizar o estilo art déco, com a recuperação integral da laje, dos pisos, bancos em granitina, revestimentos de pedra portuguesa na área externa, restauração do reboco, dos adornos e elementos decorativos, da recomposição de luminárias, paisagismo, execução de calçada acessível e, por fim, a pintura. A intervenção foi realizada de forma a garantir a integridade e arquitetura do edifício.

 7ef09825776348d731b50674e6e0b5a4.jpeg

 

9 – Torre do Relógio na Avenida Goiás,  Goiânia

 Além da restauração do Coreto, o Iphan também realizou uma obra de conservação na Torre do Relógio da Avenida Goiás, que também é do ano da inauguração oficial de Goiânia. O monumento, típico das cidades do início do século XX, integra os componentes urbanos que embelezam a capital e ganhou serviços de limpeza e consolidação do revestimento externo em pó de pedra, restauração dos pisos em granitina, reposição dos vidros quebrados e pintura externa. A Torre do Relógio e o Coreto são bens de propriedade e gestão da Prefeitura de Goiânia e fazem parte do Conjunto Arquitetônico e Urbanístico de Goiânia, reconhecido pelo Iphan como Patrimônio Cultural Brasileiro. 

 120b54369ccc0e8cce6673d309a23e3c.jpeg

Crédito das fotos: 

1 – Igreja Nossa Senhora da Conceição, de Jaraguá – Divulgação 

2 – Igreja de Nossa Senhora das Mercês, na cidade de Pilar de Goiás – Secult Goiás 

3 – Pórtico do Instituto Federal de Goiás (IFG) – Antônio Carvalho 

4 – Casa de Altamiro de Moura Pacheco – Nelson Santos 

5 – Antiga Chefatura de Polícia, na Praça Cívica – Governo de Goiás 

6 – Centro Cultural Martim Cererê – Dirce Vieira 

7 – Palácio da Instrução – Seduc Goiás 

8 – Coreto – IPHAN – Matheus Henrique

9 – Torre do Relógio –  IPHAN – Marianne Cardoso

Essa lista tem o apoio cultura das Lojas Novo Mundo, que busca sempre valorizar a história do seu estado. Exemplo pode ser conferido nessa matéria: Novo Mundo em Pirenópolis: charmosa loja em casarão colonial preserva história da arquitetura típica  

Colaboração: Secretaria Estadual de Cultura (Secult)