Confira 5 sites que indicam lugares que trocam trabalho por hospedagem

Uma forma diferente de viajar o mundo

Giovana Andrade De Almeida
Por Giovana Andrade De Almeida
dfb977b18c297787cb2351fb8a26a7e8

Trocar trabalho por hospedagem é uma forma especialmente enriquecedora de viajar pelo mundo. Conhecer pessoas, viver novas experiências, estar em contato direto com outro idioma, tudo isso é possível em outros formatos de viagem, mas muito mais intenso quando atrelado ao trabalho voluntário. 

 

Isso ocorre, porque, além de levar a conhecer um lugar novo, esse tipo de viagem também é repleto de novos aprendizados e convívio próximo com diferentes pessoas. 

 

Albergues, pousadas, fazendas orgânicas, famílias e organizações sociais mundo afora oferecem acomodação e, em alguns casos, alimentação para pessoas dispostas a trabalhar algumas horas por dia nas mais variadas funções.

 

Algumas opções são dar aula, cozinhar, cuidar de jardins e hortas, fazer pequenos reparos, pintar paredes, recepcionar hóspedes, arrumar camas, trabalhar com marketing, desenvolvimento de sites e peças gráficas. 

 

Atualmente, existem plataformas na internet que funcionam como uma ponte entre anfitriões e viajantes dispostos a oferecer seu trabalho como moeda de troca. Esses sites atuam em vários países e reúnem os dados necessários para conhecer as oportunidades e aproximar os dois lados interessados.

 

Ficou interessado? Confira essa lista com 5 sites para trocar trabalho por hospedagem!

 

1 – Worldpackers

 

A Worldpackers é uma comunidade baseada na colaboração e em trocas de experiências. A plataforma online conecta viajantes dispostos a trocar trabalho e voluntariado por hospedagem em ecovilas, projetos sociais, hostels, famílias, iniciativas de permacultura, escolas e centros holísticos. O segredo é encontrar um estabelecimento interessado nas suas capacidades. 

 

A Worldpackers oferece informações detalhadas sobre o local onde você pretende se hospedar, então você pode ter uma noção de quantas horas por dia precisará trabalhar, e exatamente o que deverá fazer para conseguir hospedagem e alimentação. O calendário de disponibilidade e os requerimentos para cada “vaga” também são especificados nos anúncios.

 

2 – HelpStay

 

Aqui, algumas ofertas são gratuitas e outras não, mas tudo é sempre especificado em cada anúncio. Além disso, há uma taxa de reserva que você paga, valor que fica integralmente para o site — algo bastante comum em serviços do gênero.

 

Além de garantir um critério elevado na hora de selecionar os anfitriões, o HelpStay conta ainda com um sistema de avaliações que serve tanto para quem oferece quanto para quem busca hospedagem. Essa plataforma também traz informações detalhadas sobre quantidade mínima de dias, máximo de pessoas que podem ser incluídas, disponibilidade e tudo mais o que você precisa saber para marcar a sua viagem.

 

3 – Workaway 

 

O Workaway permite que anfitriões e viajantes se encontrem para trocar trabalho por hospedagem e comida. Nele, você pode realizar buscas específicas sobre lugares ou então filtrar por país e avaliar todas as opções disponíveis em um local.

 

Os destinos aqui demandam os mais variados tipos de habilidades e, ao criar o seu perfil de viajante, você lista tudo o que pode fazer, de forma que os anfitriões possam te encontrar. 

Como as demais, esta plataforma também oferece descrições bem detalhadas sobre o que se espera do viajante, a quantidade média de horas e quantos dias na semana ele precisará cumprir, com quais trabalhos ele deverá contribuir e qual será o retorno — alguns anfitriões podem até mesmo oferecer uma pequena quantia em dinheiro para você.

 

4 – HelpX

 

Essa é uma das plataformas mais antigas do gênero, no ar desde 2011. Focado em fazendas e hostels, o HelpX conta com uma série de ambientes distintos na Austrália, no Canadá, nos Estados Unidos e na Nova Zelândia. Como o fundador do site é britânico, também é possível encontrar locais na Europa e ainda em outras partes do mundo, como África, Ásia e América do Sul. 

 

É possível utilizar o site gratuitamente ou então fazer uma assinatura premium, a qual permite que o hóspede entre em contato diretamente com um anfitrião e conheça todos os seus detalhes e avaliações. O HelpX não oferece qualquer tipo de seguro, mas recomenda que os viajantes contratem uma apólice por conta antes de fazer uma viagem.

 

5 – CollabTour

 

Especializada em turismo voluntário e intercâmbios de baixo custo e impacto social, a CollabTour oferece experiências em comunidades, projetos sociais, culturais e ambientais no Brasil e no mundo. Dependendo do projeto ou anfitrião, o voluntariado inclui, além da hospedagem, refeições e horas de folga semanais. O grande foco, porém, é a oportunidade de imersão em outras realidades e culturas e o desenvolvimento de novas habilidades. Ao final, o voluntário ganha também um certificado. Para quem tiver interesse, a CollabTour oferece assistência com a compra de passagens para os destinos.