Confira 5 dicas valiosas de quem já fez o Enem

Dicas de ouro que farão toda a diferença nessa longa caminhada que inclui o exame e a aprovação

Redação Curta Mais
Por Redação Curta Mais
2482836c6db1024c28c21d50c55047b3

Este é um conteúdo patrocinado pela PUC Goiás

 

Quem está se preparando para fazer a prova do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) com certeza já fez uma busca na internet para ver dicas de quem tirou excelentes notas nas edições anteriores. É uma tática muito válida, diga-se de passagem, pois pode ajudar muito a organizar a rotina de estudos e a entender como a prova é formulada. Para facilitar a sua vida, a nossa equipe, em parceria com a PUC Goiás, garimpou a internet em busca das dicas de ouro dos “alunos nota 10” do Enem, para você colocar em prática agora mesmo ou às vésperas das provas. Segue a thread, porque vai valer a pena! 

 

#1 Fique bem informado

Pode parecer clichê, mas a prova do Enem tem cobrado cada vez mais assuntos da atualidade em suas questões – e pode ser tanto na parte objetiva como na redação. Por isso, nas semanas antes do exame, vale a pena conferir os temas que pautaram os jornais de grande circulação e os principais sites de notícias. 

Separe os principais fatos por editoria: política, economia, meio ambiente, tecnologia, mundo e por aí vai. Também é bom ver os desfechos e contrapontos dessas notícias – para usar como argumento numa possível redação, por exemplo. 

Lembre-se: o Enem não é uma prova qualquer. Todas as questões são muito bem elaboradas e exigem contextualização. 

#2 Contextualize bem a sua redação

Com isso, você pode garantir uns pontinhos extras na hora da correção. E aí vale usar tanto o conhecimento adquirido ao longo dos estudos (fatos históricos, estatísticas, dados demográficos etc.) como também notícias recentes relacionadas – viu só como é importante ficar bem informado?

#3 Na hora da prova, comece pelas matérias que exigem menos de você

Mas tem um ponto importante: quando você perceber que o seu pico de atenção chegou no ápice (aquele momento de foco total), é hora de partir para as provas que vão te exigir mais, ou seja, aquelas disciplinas que você tem mais dificuldade. Porque quando o cansaço bater, só vão faltar aquelas que você tem mais afinidade. E aí as chances de uma nota maior no fim das contas é bem maior. 

#4 Não existe um método de estudos perfeito

Existe aquele que é perfeito para você! Tem gente que aprende só de prestar atenção nas aulas, outras fazendo revisões e mapas mentais. Há ainda os estudantes que estudam melhor fazendo provas anteriores. O importante é encontrar o seu método e ritmo de estudo, para garantir que o máximo de conteúdo cobrado no exame seja estudado ao longo da preparação. 

#5 Tão importante quanto a prova é o pós-Enem

Vale a pena tirar uns dias para descansar e relaxar depois da longa jornada de estudos. Mas também não dá para ficar totalmente desligado, porque você tem um futuro pela frente para decidir. E olha que a escolha da universidade vai interferir em tudo na sua vida depois do Enem. Portanto, é importante pensar bem nisso. 

Quer uma dica? Fique de olho nas melhores universidades aqui da nossa região que utilizam o Enem no processo seletivo. Vale a pena pesquisar detalhes como a história, os programas de iniciação científica e de intercâmbio oferecidos, as possibilidades de estágio para o curso escolhido. Rola, inclusive, fazer uma visita pessoalmente para conhecer a estrutura física, já que é tudo mais perto. 

E aproveite que as inscrições para o Vestibular da PUC Goiás estão abertas e conheça uma das principais universidades do país. A PUC Goiás completou 61 anos em 2020 e é considerada uma das melhores universidades do Centro-Oeste segundo o guia do estudante da editora abril, com diploma reconhecido internacionalmente. E detalhe: a PUC oferece mais de 3 mil bolsas de 50% em todo curso para alunos de renda familiar de até um salário e meio por membro da família. É uma oportunidade e tanto para você fazer o seu curso superior numa universidade de ponta. Para saber mais, é só clicar aqui