Complexo de bibliotecas do Centro Cultural Oscar Niemeyer será inaugurado até setembro, em Goiânia

Adelina Lima
Por Adelina Lima
5a3c40aaa701670e78df8e8e40acdc03

A notícia que todos os amantes de uma boa leitura aguardavam: foi marcada para setembro a inauguração do complexo de bibliotecas do Centro Cultural Oscar Niemeyer (CCON), em Goiânia. Segundo a titular da Secretaria de Estado Educação, Cultura e Esporte (Seduce), Raquel Teixeira, o novo espaço contará com três espaços: um para adultos, outro para o público infanto-juvenil e outro virtual. “É auspicioso que Goiás esteja percorrendo esse caminho num momento em que lamentavelmente algumas bibliotecas estão sendo desativadas no Brasil. Estamos lançando uma concepção muito moderna, uma biblioteca de referência na área cultural”, comentou Raquel Teixeira.

Segundo informações da Assessoria de Comunicação da Seduce, serão investidos cerca de R$ 5 milhões, oriundo do Tesouro Estadual, que será aplicado na aquisição de livros e equipamentos, por meio de convênio com a Fundação de Apoio à Pesquisa da UFG (Funape). Todo o projeto foi desenvolvido em parceria com a Universidade Federal de Goiás (UFG), sob representação da professora de Biblioteconomia da instituição, Maria das Graças Monteiro. “Pesquisadores da universidade fizeram uma seleção de 30 mil títulos dentro da proposta da biblioteca: artes visuais, cinema, teatro, televisão, música, literatura infantil e obras teóricas que refletem isso. Então houve uma preocupação para oferecer o que há de melhor”, disse.

Maria das Graças também falou sobre a inovação da biblioteca pública do Governo de Goiás. “As pessoas acham que biblioteca se faz só com livros doados ou que o papel está perdendo lugar, isso não é verdade. O que estamos precisando é incentivar a leitura e promover o encontro entre o livro físico e a tecnologia. Nessa biblioteca o público vai encontrar as duas coisas”. Do total de exemplares físicos, 20 mil farão parte da biblioteca para adultos e 10 mil do acervo infanto-juvenil.

Gestor do CCON, Lisandro Nogueira comentou sobre uma reforma pela qual o Centro passará nos próximos meses. “Isso não vai interferir as atividades culturais que oferecemos. Trata-se de manutenção do espaço, que já funciona há 11 anos”, disse. O gestor também falou sobre a melhoria do acesso ao CCON, solicitada junto à Companhia Metropolitana de Transportes Coletivos (CMTC). “Até julho teremos mais duas linhas de ônibus com rota estendida para atender ao nosso público”.