Como dormir pouco pode nos tornar pessoas menos generosas

Pesquisadores testaram o nível de gentileza dos participantes quando estavam cansados

Déborah Marques
Por Déborah Marques
4b3130a809e624c48428ccdd89a83b8f

Quem nunca ficou mal-humorado após uma noite mal dormida que atire a primeira pedra! Alguns dos conhecimentos que temos acerca do nosso bem-estar, nem sempre são verdadeiros. Porém, um estudo recente comprovou que dormir pouco pode afetar nossa generosidade. As informações são da BBC Brasil.

 

O estudo foi feito pela Universidade de Berkeley, nos EUA, e chegou a conclusão de que a privação do sono pode reduzir a generosidade. Tal resultado foi possível após analisar o nível de gentileza em pacientes cansados. Na primeira etapa, 21 voluntários foram privados de sono por 24 horas e, após esse período, lhes perguntaram o quanto estariam dispostos a ajudar outras pessoas em várias situações. Após obter as respostas, foi solicitado que repetissem o questionário após uma boa noite de sono. Além disso, os pacientes foram submetidos a exames de ressonância magnética.

 

Além dos voluntários, mais 171 pessoas foram recrutadas, de forma online, para a pesquisa. Para os participantes remotos, foi solicitado que fizessem um diário do sono, antes de responderem às perguntas. Em ambos os casos, as pessoas que marcaram menos pontos no “questionário da gentileza”, foram as que tiveram seu sono privado.

 

Por fim, os pesquisadores analisaram o número de doações beneficentes nos EUA antes e depois da mudança para o horário de verão, que geralmente leva à perda de uma hora de sono. As doações, que antes totalizaram mais de 3,8 milhões, diminuíram 10% nos dias após a mudança dos relógios em comparação com as semanas anteriores e posteriores à transição.

 

A análise de ressonância magnética mostrou que privação do sono parece estar ligada à atividade reduzida na área do cérebro ligada à cognição social, que regula nossas interações sociais com os outros. A pesquisa analisou a mudança na atividade cerebral quanto a quantidade de sono, não à qualidade. O lado bom, é que esse efeito é de curta duração e desaparece quando retornamos ao nosso padrão normal de sono.

 

Dessa forma, quando se ouve que a falta de sono pode nos deixar irritados e menos sociáveis, não é um mito!

 

 

Foto: Reprodução/ istock