Comemoramos o dia 28 de maio com a receita do melhor hambúrguer caseiro do mundo

Adelina Lima
Por Adelina Lima
96fb5515d1a77100ea1e8d46dad02046

 

Hoje é o dia internacional do Hambúrguer! Para comemorar, o Curta Mais listou onde comer 21 hambúrgueres deliciosos por Goiânia!

E ainda, um pouco da história do hambúrguer e 2 receiras: a do hambúrguer caseiro perfeito e de um vegetariano. 

Ele está muito presente nas refeições das pessoas, e a necessidade de se alimentar em menos tempo, aliada ao saboroso gosto dos sanduíches, impulsionam esse consumo. Com o desenvolvimento da Gastronomia, foram criados muitos hambúrgueres “sofisticados”, feitos com outros tipos de carne, com queijos especiais, molhos diferentes, saindo um pouco do tradicional fast food. As pessoas estão ficando com o paladar mais exigente, e por isso esse mercado dos “Hambúrgueres gourmet” se abriu.

Por que hambúrguer?
Apesar dos Americanos não serem os criadores do hambúrguer, foi a partir dos EUA que ele conquistou o mundo, e hoje é o país onde mais se consome hambúrgueres anualmente. Segundo historiadores, o hambúrguer foi criado no século 13, na Mongólia, quando os cavaleiros amaciavam a carne, colocando ela debaixo da cela do cavalo. A ideia de comer a carne moída, redonda e fina, misturada com cebola, ovos e outros ingredientes foi levada para os Estados Unidos pelos imigrantes do porto de Hamburgo.

Chegada ao Brasil
No Brasil o hambúrguer foi introduzido em 1952 pelo norte americano Robert Falkenburg, campeão de tênis em Wimbledon, que inaugurou no Rio de Janeiro, a primeira lanchonete, a ‘Bob’s’ nos moldes norte-americanos.

6f345f8c5b1eaa078df933855425f419.jpg

Mas caso você não queira sair de casa, nos inspiramos no Blog O Hambúrguer Perfeito para dar a receita do melhor hambúrguer caseiro da sua vida!

Ingredientes para 4 hambúrgueres perfeitos:
Manteiga
Molho shoyu
2 Cebolas
1 caixa de bacon em tiras
4 pães de hambúrguer
Sal rosa (caso não tenha, pode ir de sal grosso de churrasco ou até mesmo o sal refinado normal)
Pimenta do reino em grão

Queijo prato
Maionese

Para a carne: moer 300g de fraldinha + 300g de patinho + 100g de gordura: peça para moer uma vez só, isso manterá a carne mais suculenta e tente comprar a carne moída o mais perto possível da hora de fazer o hambúrguer, isso conserva as propriedades e o sabor da carne.

Modo de preparo da carne:
Divida a mistura de carnes moída em 4 partes iguais e molde os hambúrgueres.

Grelha na churrasqueira ou na chapa. Assim que colocar o hambúrguer na grelha, moa o sal rosa (ou sal grosso ou coloque o sal refinado) em cima do hambúrguer e depois moa a pimenta do reino. Cubra a superfície inteira do hambúrguer com o sal. Use ½ parte de pimenta do reino para o que você usou de sal.

Manuseie a carne suavemente e molde o hambúrguer com poucos toques, quanto menos mexer na carne melhor.

4 a 5 minutos depois, vire o hambúrguer e coloque o mesmo tempero do outro lado, um pouco antes de chegar no ponto em que você deseja, coloque duas fatias de queijo prato em cima e tampe para derreter. Quando derreter, está pronto.

21b4e42af722b9802ecdefaf60707056.png

Modo de preparo da cebola:
Corte a cebola como quiser (em rodelas ou em cubinhos), frite na manteiga, quando começar a ficar levemente dourada, jogue um pouco de molho shoyu, mais alguns segundos e está pronta.

ab6f8c690cf71bcd68213e24f550d604.png

Modo de preparo do bacon:
Cubra um prato com papel toalha, leve o bacon ao micro-ondas por uns 5 ou 6 minutos (isso vai depender do seu micro-ondas), e pronto! Ele fica seco e crocante no ponto certo.

O pão:
Fica por último, bacon crocante feito, cebola na manteiga feita, carne quase chegando no ponto, é hora de dar atenção ao pão! Muito simples, faça um pão na chapa, estilo aqueles de padoca, só que com pão de hambúrguer. Coloque a manteiga na frigideira e esquente o pão até ficar dourado, sirva o hambúrguer no pão quente. Coloque a carne quente em contato com o pão, pois isso vai fazer o pão na chapa dar aquela leve derretida na manteiga o que torna tudo mais espetacular. Depois é só colocar o bacon, a cebola e a parte de cima do pão e pronto.

Uma variação legal que você pode fazer é no pão italiano – é só tirar a borda dura do pão e fazer na manteiga também, ele fica um pouco mais crocante e com um sabor mais marcante.

a0b187dfc5e361f51fc0aa9aa85d5387.png

fe359ffab75c2cc2e603fb8fbef4f5b9.png

 

E se você é vegetariano, olha só nossa receita de hambúrguer vegetariano de quinoa e tofu:

Ingredientes

1 xícara de quinoa

3/4 xícara de tofu drenado e amassado

1/2 xícara de cenoura ralada fina

1/2 xícara de abobrinha ralada fina

1/2 xícara de cebola cortada bem pequena

1/2 xícara de salsinha picada

1 colher (chá) de gengibre ralado

1 colher (sopa) de azeite

1 colher (chá) de noz moscada

1 colher (chá) de sal marinho

Modo de preparo

Cozinhe a quinoa com duas xícaras de água. Reserve.

Leve a cebola ao fogo com duas colheres de sopa de azeite. É importante que ela esteja cortada em pedaços pequenos para que não escape do hambúrguer na hora da montagem.

Junte todos os ingredientes e molde o hambúrguer.

Asse no forno a 200°C por aproximadamente 10 minutos, até ficar dourado.

d2383615a15125da316a4d6283df3557.jpg

Dica para um hambúrguer mais saudável: Por apresentar um teor de gordura e sódio elevado, as carnes escolhidas para confeccionar o hambúrguer geralmente são as mais ricas em gordura. Além disso, algumas receitas, no momento da moagem da carne, adicionam um percentual de gordura, para deixar a carne mais suculenta no momento do preparo. Por isso, é possível optar por hambúrgueres de carnes mais magras (frango, salmão, fraldinha, alcatra) e trocar o pão de hambúrguer tradicional por uma versão integral. Também é ideal usar queijos mais magros (mussarela light, mussarela de búfala, queijo branco) e aumentar as saladas (alface, tomate, pepino, cenoura ralada, cogumelos, abobrinha e berinjela grelhada) dentro do pão. Além disso, trocar a maionese comum por uma versão light e não abusar no ketchup e mostarda ajuda a manter uma versão mais saudável do lanche.