Combate a fome e ao desperdício: conheça a Geladeira Solidária no Centro de Goiânia

Empresário instala geladeira para atender pessoas necessitadas

Marcelo Albuquerque
Por Marcelo Albuquerque

Uma ideia simples, motivada pela solidariedade, tem dado o que falar em Goiânia e no Brasil e ajudado moradores de ruas no Centro de Goiânia.

Uma geladeira foi instalada na Rua 7, no Centro de Goiânia com o objetivo de ajudar pessoas necessitadas e combater o desperdício de comida. Pessoas, restaurantes, empresas podem deixar comida lá em vez de desperdiçar ou jogar fora. Uma solução simples e eficiente para combater dois prolemas: o grande desperdício de alimentos e a fome de pessoas carentes, em especial, moradores de rua.

geladeira

A ideia simples combate, ao mesmo tempo, a fome e o desperdício.

geladeira

A geladeira fica na Rua 7, no Centro de Goiânia.

O projeto se chama “Geladeira Solidária” e foi instalado pelo empresário Fernando Barcelos, em uma calçada na Rua 7, no Centro da capital goiana. Inspirado em exemplos parecidos de outras cidades, Barcelos resolveu trazer a ideia para Goiânia afim de ajudar mais as pessoas carentes de sua região. O assunto foi parar em sites como G1, O Popular e Catraca Livre. “Estava saindo do trabalho e vi uma mulher com um recém-nascido pedindo comida. Eu dei para eles durante três dias. Em casa, vi na internet que tinham feito isso [colocado geladeira na rua] na Holanda e na Arábia Saudita e resolvi fazer aqui também. Espero que seja a primeira de muitas, que outras pessoas vejam e façam o mesmo em outros lugares”, afirmou o empresário ao G1. “Nós jogamos fora quase um terço do que consumimos em um ano. Isso é muita coisa. Se tivermos noção de que outras pessoas que não tem nada precisam de alimento, talvez o desperdício seja menor”, disse. “Nós sempre colocamos doações quando vemos que a geladeira está vazia. Pessoas da região que já viram a ideia também vêm contribuir e até um restaurante aqui da rua”, contou.

geladeira

Fernando Barcelos (foto) se inspirou em ideias parecidas na Holanda e Arábia Saudita.

Quem quiser ajudar é só ir até o local e deixar sua doação. Detalhe importante: não valem alimentos vencidos!