CNH Social: 5º etapa abre inscrições hoje dentro da programação da Semana Nacional de Trânsito

O projeto oferece à população de baixa renda a oportunidade de mudar, adicionar categoria ou obter a primeira habilitação de forma gratuita.

Beatriz Mendes
Por Beatriz Mendes
9212b19aa07bf58772c7b9bd0d4eeda2

Nesta segunda-feira (20) acontece o lançamento da Semana Nacional de Trânsito, uma iniciativa do  Governo de Goiás, por meio do Departamento Estadual de Trânsito de Goiás (Detran-GO). Durante o evento, foi anunciado a abertura das inscrições para a 5ª etapa do programa CNH Social para o próximo ano. 

 

Serão mais de 5 mil novas vagas na 5ª etapa do programa CNH Social e mais 22.020 vagas para o ano que vem. As inscrições podem ser feitas até o dia 18 de outubro pelo site do Detran.

 

O projeto oferece à população de baixa renda a oportunidade de mudar, adicionar categoria ou obter a primeira habilitação de forma gratuita. No último dia 2 de setembro, encerrou o prazo para que os selecionados na segunda chamada da 4ª etapa efetuassem a matrícula on-line para garantir a habilitação gratuitamente

 

 

A Semana Nacional de Trânsito e Mobilidade acontece entre os dias 18 e 25 de setembro e  neste ano, o tema definido pelo Conselho Nacional de Trânsito é “No trânsito, sua responsabilidade salva vidas”.

 

O evento vai ser composto por uma série de ações educativas que buscam conscientizar a população sobre a importância do respeito às leis de trânsito para a prevenção de acidentes. 

 

Quem pode participar do programa?

 

– Para a modalidade Estudantil, os jovens de 18 a 25 anos que cursaram todo o ensino médio em escola da rede pública estadual de Goiás. 

 

– Para a modalidade Urbana e Rural, os interessados devem saber ler e escrever, ter idade igual ou maior a 18 anos e  atender aos critérios estabelecidos pelo Código Brasileiro de Trânsito e pela lei estadual 20.834/2020.

 

Do total de vagas abertas, 5% serão destinadas a pessoas com deficiência.

De acordo com o Detran-GO, os candidatos à mudança ou adição de categoria não podem ter praticado infração de trânsito de natureza gravíssima, grave ou ser reincidente em média, nos últimos 12 meses que antecedem à inscrição.

 

 

Fonte: Agência Cora Coralina