Circuito das Cavalhadas em Goiás passará por 13 cidades

Batalhas entre mouros e cristãos serão encenadas a partir do dia 27 de maio e segue até dia 15 de outubro; saiba mais

Redação Curta Mais
Por Redação Curta Mais
69a2840a7273f982848a3f73529b1476

A encenação das Cavalhadas, considerada uma das manifestações populares mais tradicionais de Goiás, será realizada em 13 municípios neste ano.

O calendário oficial foi divulgado nesta segunda-feira (15/05) pelo governador Ronaldo Caiado, em solenidade que contou com a presença da presidente de honra da OVG e coordenadora do Gabinete de Políticas Sociais (GPS), primeira-dama Gracinha Caiado, além de prefeitos, cavaleiros e organizadores. 

cavalhadas
(Foto: Júnior Guimarães)

No mês de maio, as Cavalhadas acontecem em Jaraguá, Pirenópolis, Posse e Santa Cruz de Goiás. Em junho, a encenação acontece em Palmeiras de Goiás, Hidrolina, Luziânia, Crixás e São Francisco de Goiás. Em julho, o evento acontece apenas em Santa Terezinha de Goiás. Após pausa de um mês, em setembro, as cavalhadas são em Corumbá de Goiás e em Pilar de Goiás. Por fim, a última batalha acontece em outubro na primeira capital do estado, na cidade de Goiás.

A expectativa do governo é que, na edição do ano que vem, os municípios de Niquelândia e Silvânia entrem no circuito. Uma organização da sociedade civil foi contratada para assumir a gestão dos recursos e atender as demandas dos cavalheiros.

História

A encenação das Cavalhadas é uma prática cultural que foi instalada no interior do Brasil através da cultura religiosa portuguesa. Existem registros históricos das cavalhadas no interior do Brasil já no século XVI. Surgiram na década de 1960, pela primeira vez, em Pirenópolis.

Historicamente, as encenações fazem referência às batalhas dos cristãos (com trajes azuis) contra mouros islâmicos (vestidos em vermelho) durante tentativa de ocupação da península ibérica. A segunda batalha encenada é a dos cristãos ibéricos contra os Mouros.

Nas encenações, é possível ver representados os cristãos, os mouros, a nobreza e o povo. A corte portuguesa trouxe essa tradição ao Brasil e a prática foi mantida no interior de Goiás.

 

Programação do Circuito das Cavalhadas 2023:

Santa Cruz de Goiás – 27 a 28 de maio

Posse – 27 a 28 de maio

Jaraguá – 27 a 29 de maio

Pirenópolis – 28 a 30 de maio

Luziânia – 03 de junho

Palmeiras de Goiás – 09 a 11 de junho

Hidrolina – 09 a 11 de junho

São Francisco de Goiás – 17 e 18 de junho

Crixás – 24 e 25 de junho

Santa Terezinha de Goiás (Cedrolina) – 15 e 16 de julho

Pilar de Goiás – 09 e 10 de setembro

Corumbá de Goiás – 07 a 09 de setembro

Cidade de Goiás – 15 e 15 de outubro

 

Quer receber nossas dicas e notícias em primeira mão? É só entrar em um dos grupos do Curta Mais. Basta clicar AQUI e escolher.