Cinto de Segurança Traseiro poderia ter salvado cantor e sua namorada

De acordo socorristas, ídolo sertanejo e sua companheira não usavam o equipamento no banco detrás

Redação Curta Mais
Por Redação Curta Mais

A fatalidade que vitimou o cantor Cristiano Araújo e sua sua namorada hoje pela manhã, poderia ter sido evitada . Segundo informações do socorristas, os dois viajavam sem o equipamento de retenção. A namorada do cantor, Allana Moares, teria sido arremessada para fora do Land Rover durante o capotamento. O acidente com um dos maiores ídolos do cenário sertanejo nacional e sua companheira, reforça o quanto estamos dispersos em relação ao mal uso do cinto de segurança.

Dados divulgados neste mês pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), só demonstram essa falta grave. Segundo o instituto, (49,8%) dos brasileiros não usa o cinto de segurança no banco traseiro. O mesmo levantamento mostra que o uso do equipamento é bem mais frequente nos bancos da frente (79,4%).

Outro dado interessante é que poucas pessoas tem o conheciennto é que a eficiência do cinto de segurança traseiro é ainda maior que no dianteiro. Segundo dados da Associação Brasileira de Medicina de Tráfego, o uso do equipamento no banco da frente pode reduzir em 45% o risco de morte. Já no banco detrás, essa redução pode chegar a 75%! De maneira trágica e precoce Cristiano Araújo e Allana Moraes acabaram de aumentar essa triste estatística nacional.

Entenda a importância do cinto traseiro

Solta na parte traseira, a pessoa é projetada para a frente, o que pode ocasionar ferimentos graves tanto nos passageiros de trás quanto nos da frente. Em uma batida a 80 km/h, o impacto de um adulto que pese 70 kg e esteja sem esse dispositivo de segurança é de 5,2 toneladas sobre o banco dianteiro. Um estudo realizado pela Universidade de Tóquio mostrou que 80% das mortes de passageiros na frente poderiam ser evitadas se os ocupantes de trás estivessem com o cinto de segurança.

Confira um vídeo criativo sobre o uso do cinto de segurança e fique atento: