Cientistas recomendam tomar vitamina D no combate ao coronavírus

A vitamina presente em diversos alimentos e no sol pode evitar o contágio do Covid-19

Kariny Bianca
Por Kariny Bianca
7b6afdd8f7ae63ffcfe23e66d355df45

Os cientistas da Universidade de Turim, na Itália, recomendam tomar vitamina D para combater a pandemia do coronavírus. O estudo dos professores de geriatria, Giancarlo Isaia, e histologia, Enzo Medico, foi submetido aos membros da Academia de Medicina de Turim, que consideraram os primeiros resultados “muito interessantes”.

O documento analisa as possíveis causas do contágio do Covid-19 e propõe a vitamina D não como uma cura, mas como uma ferramenta para reduzir os fatores de risco. Os dados mostram que pacientes hospitalizados por coronavírus têm uma deficiência da vitamina D no organismo.

“A compensação por essa ampla deficiência de vitamina pode ser alcançada principalmente expondo-a à luz do sol o máximo possível, mesmo em varandas e terraços, alimentando-se de alimentos ricos em vitamina D e, sob supervisão médica, tomando medicamentos específicos “, afirmam os pesquisadores.

No documento, os autores fazem uma sugestão aos médicos, que estes devem garantir níveis adequados de vitamina D em toda a população, em conjunto com as medidas gerais de prevenção. “Mas sobretudo naqueles já infectados, em seus familiares, nos profissionais de saúde, em idosos frágeis, nos hóspedes das residências assistenciais, nas pessoas em regime de clausura e em todos aqueles que, por várias razões, não se expõem adequadamente à luz do sol”.