Cidade próxima do Jalapão tem belíssima cultura popular representada pelos tradicionais “Caretas”

A cidade tocantinense de Lizarda faz parte do Mapa de Turismo do estado.

Mariane Faz
Por Mariane Faz
e6eddea5d490f49eb81ba5cfe967f95a

Lizarda, situada a 282 km de Palmas está a uma altura de 600 metros acima do nível do mar e possui uma população de 3.725 habitantes (IBGE).

O município está inserido no Roteiro Turístico Encantos do Jalapão e é a porta de acesso para os maranhenses à região. Desempenhando um papel importante no projeto de integração das rotas turísticas Chapada das Mesas-Jalapão.

Com cachoeiras e vistas incríveis, Lizarda está no Mapa de Turismo do Tocantins. A cidade está localizada entre morros e elevações curiosas.

Registro de Marcas em Lizarda, TO | Registrar Marca - Tocantins | Consolide  - Registro De Marcas

Foto: Consolide

Para conhecer Lizarda, contamos um pouco da história da cidade e alguns atrativos históricos e turísticos da cidade.

Acompanhe:

 

Festa dos Caretas de Lizarda

1393004076c60f8d63faf470d947216f.jpg

Foto: Sesc Paraná/Divulgação

A cidade tocantinense é conhecida também, pela tradição da Festa dos Caretas. Com a intenção de provocar medo nas pessoas e proteger um espaço onde guardam cana-de-açúcar, um grupo de homens cobre o rosto com máscaras. Com isso, se caracterizam como os Caretas de Lizarda. Quem se atrever tentar roubar seus mantimentos leva chicotada dos Caretas, numa manifestação da cultura popular que se assemelha a um espetáculo teatral.

Esta manifestação, tradicional da região do Jalapão, acontece durante a Semana Santa. Especificamente na Sexta-Feira da Paixão, seguindo até a madrugada de Sábado da Aleluia. 

As máscaras dos caretas são confeccionadas em couro, papel ou cabaça. Já seus cipós (chicotes) são feitos de sola ou trançados de palha de buriti.

A proteção à cana-de-açúcar pode ter relação com a crença da população de que, no calvário, Jesus Cristo foi açoitado com pedaços de cana. Na encenação, os caretas tentariam impedir esse sofrimento.

Antecedidos por rezas, roda de dança e subida no ‘pau-de-sebo’, os 12 mascarados surgem entre 11 e 12 horas da noite, vestidos com saias de folhas de bananeiras secas e de embiras de buriti. 

Na parte de cima do corpo, panos de juta marrom, enrolam-se sinuosamente. 

Os Caretas ganharam até documentário. Clique AQUI para assistir. 

 

História da Cidade

12710fa82b53c6ea135ee3adf27151f4.jpg

Foto: Prefeitura de Lizarda

Em 1824, veio do Estado do Piauí  uma familia sob a chefia de José Benedito da Silva,que saiu de sua terra natal à procura de regiões mais proprícias  para lavoura  e criação de gado.Ele percorreu grande parte do Maranhão e ao entrar no território goiano, hoje Tocantins,gostou das terras que ali encontrou. Então, fundou uma fazenda que se deu o nome de Boa Sorte,onde seria sua nova morada.

Mais tarde,dado o desenvolvimento de suas atividades, para ali afluíram outras familias, tanto de outros estados quanto de lugares circunvizinhos,pessoas como José Dionísio de Sousa, que casou com sua única filha que se chamava  Lizarda  Maria de Freitas e com ela teve dez filhos.

Após algumas décadas, a fazenda foi tomando forma de povoado e continuou com o mesmo nome até a elevação à vila. Tempos depois, o Governo Estadual fez a revisão territorial administrativa de Goiás e adtou a transferência do nome de Boa Sorte para Perotaba. Em homenagem à Dona Maria de Freitas, o nome foi transferido para Lizarda, conforme Decreto Estadual n°830-5 de 1943.

Por ato do Governo do Estado, o Distrito de Lizarda ganhou faros de cidade e categoria de município com a Lei n°891, de 11 de novembro de 1953, época em que foi desmembrado do município de Pedro Afonso. Leônidas de Sousa Brito foi o primeiro Prefeito nomeado. Após a emancipação política, Lizarda melhorou bastante. Em 1957 foram construídos os trechos rodoviários que lhe davam acesso.

Dona Lizarda, em vida, reuniu os filhos e pediu-lhes que uma parte de sua herança fosse aplicada na construção de uma capela sobre seu túmulo. O lugar de sua sepultura também foi escolhido por ela. José Pinto foi o construtor da obra. A Capela “Nossa Senhora da Conceição” construída em 1937, a pedido de dona Lizarda Maria de Freitas, é considerada patrimônio histórico do município.

Lizarda tem casarões coloniais pelas suas ruas, valendo uma voltinha pelo centro da cidade. 

 

Cachoeira da Arara

c9916fc7ad3e8620d5f57f7e146a9d4a.jpg

Foto: Governo do Tocantins

 

Com entrada franca, o local é ideal para um banho refrescante.

Acesso: através da Estrada da Mansinha

 

Mais Informações

 

Prefeitura Municipal de Lizarda

Endereço: Praça Leopoldo Lustosa Filho, N˚ 253 – Centro, Lizarda, Tocantins

Telefone:  (63) 3539-1160

Site: https://www.lizarda.to.gov.br/

Email: [email protected]

 

Hotel Maragojipe

Endereço: Av. Boa Sorte, 280, Centro – Lizarda

Telefone: (63) 3539-1129

 

Quer receber nossas dicas e notícias em primeira mão? É só entrar em um dos grupos do Curta Mais. Basta clicar AQUI e escolher.

Foto de Capa: Prefeitura de Lizarda