Cidade no interior de Goiás é chamada de Cidade da Guariroba

Aurilândia é a maior produtora de guariroba do Centro-Oeste

Redação Curta Mais
Por Redação Curta Mais
ca3fa4b5f820a40cef4a8fdbb517b0c4

O município de Aurilândia está localizado a cerca de 19 km ao sul-oeste de São Luís dos Montes Belos. Popularmente, a cidade é conhecida por “Guariroba” por sua alta produção da palmeira amada por goianos raíz. Na região é possível o acesso a diferentes versões desta iguaria. Em conserva, doce, in natura, a palmeira está desenhada na entrada da “Cidade da Guariroba” com razão.

Visando fortalecer a produção do alimento típico das refeições goianas, a Prefeitura de Aurilândia em parceria com a Agência Goiana de Assistência Técnica, Extensão Rural e Pesquisa Agropecuária (Emater) realiza, anualmente, a Festa Estadual da Guariroba. Na ocasião, as entidades responsáveis prestam serviços de apoio e instrução aos agricultores locais.

Mas é claro que nem só do gosto pungente da Gueroba se vive a cidade. Aurilândia impressiona por suas “praias” naturais. Situada na região de Pegadas do Cerrado, o município é banhado pelo Córrego do Ouro e já integrou o mapa turístico brasileiro. A indicação foi atestada pelo Ministério do Turismo.

Entre os rios São Domingos e Santa Luzia, a cidade se descobriu na envoltura do ciclo do ouro. A população foi chegando a região levada pela descoberta de pedras preciosas. Formava-se ali o povoado de Santa Luzia. Uma vez rompido o ciclo do ouro, os mineradores voltaram-se para a agricultura, elevando o interesse pela cidade e suas atividades. A partir daí nasce a ciadade de Aurilândia.

Aurilândia, a cidade da Guariroba, é hoje representada pela prefeita Maria Aparecida Magalhães Furtado Macedo. 

Imagem: Governo de Goiás – Secretaria de Turismo