Cidade goiana no entorno de Brasília é um paraíso escondido para quem quer sentir a paz interior

Villa Propício tem mais de 50 cavernas e grutas catalogadas

Fernanda Cappellesso
Por Fernanda Cappellesso
f278f013f0d31a7dcc5c3b06a1580080

Se você está procurando um lugar tranquilo para fugir da agitação das grandes cidades, a cidade de  Vila Propício é o destino perfeito. Com apenas 5 mil habitantes, essa cidade goiana é um verdadeiro refúgio para quem quer relaxar e aproveitar a natureza. Ela fica a apenas 195 km de Brasília e 200 km de Goiânia. Ou seja,  é super acessível. 

Mas, não pense que Vila Propício é um lugar pacato demais. A região é um verdadeiro paraíso para os amantes do turismo, com mais de 50 cavernas e grutas catalogadas. É o segundo maior complexo de cavernas e grutas do Centro-Oeste, ou seja, tem muita coisa para explorar por lá! Então, se você quer conhecer um lugar incrível e ainda fugir da correria do dia a dia, não perca a chance de visitar a Vila Propício. Tenho certeza de que você não vai se arrepender. Vila Propício, outrora um distrito de Pirenópolis, era uma comunidade de fazendeiros e trabalhadores rurais. Localizada estrategicamente entre a encantadora Pirenópolis e Padre Bernardo (GO), esta cidadezinha é um verdadeiro oásis no coração do estado de Goiás.

A região é um verdadeiro tesouro para os amantes de cavernas, com mais de 60km de extensão de grutas espalhadas por toda parte. No entanto, apenas seis delas são recomendadas para visitação, garantindo uma experiência segura e inesquecível. Entre as escolhidas estão a Caverna Tubarão, Lapa do Boqueirão, Samambaia, Chico Pina, Cearense, Dois Irmãos e Três Marias, cada uma com seu encanto único. Para explorar essas maravilhas naturais, é essencial contar com um guia experiente e equipamentos básicos, como botas e lanternas. Prepare-se para uma aventura emocionante!

 

Caverna

Caverna Tubarão em Vila Propício. Foto Prefeitura Municipal

Uma das cavernas mais visitadas fica no distrito Dois Irmãos, mais próxima da sede de Padre Bernardo do quê de Vila Propício. Ela leva o nome de Tubarão por causa das formações no teto de um dos seus salões, que lembram o predador marinho com a boca aberta e os dentes afiados para fora. Até pouco tempo atrás, o aventureiro que quisesse visitá-la tinha que deixar o carro na entrada da fazenda onde está escondida e caminhar quase 1km em meio à mata fechada. Mas, recentemente, o dono da propriedade abriu uma estrada até 100m da atração, para facilitar a vida dos exploradores.

 Mais próximas da sede de Vila Propício, estão as cavernas de Samambaias e a Três Marias. 

caverna

Caverna Samanbaia –  Prefeitura de Vila Propício

A primeira fica  a 20km da cidade. O   acesso íngreme e de difícil aproximação. Ao entrar em um pedaço de cerrado nativo, os visitantes descem por uma escada natural, se apoiando em um corrimão de ferro e em árvores. 

Essa escada leva à entrada, onde é preciso agachar para encontrar o primeiro salão. Nele, há outra escada, mais íngreme, menos segura, feita de ferro, com 6m de altura. E, depois, outra, do mesmo material e mesma altura. O esforço é recompensado com uma vista deslumbrante de salões iluminados por luz natural, vinda do de brechas abertas no teto de pedra.

A caverna ganhou tal nome porque, com a luz e muita umidade, tornou-se um viveiro natural de samambaias, algo raro nesse espaço. Mas, para o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), a atração chama-se Caverna da Garganta, em função de receber toda a água vinda da chuva. Por isso, em dia de chuva, ela fica inacessível, pois correm enxurradas fortes por entre suas trilhas de pedras, formando imensos lagos no interior.

aa8faa3933d187d2419858adfd02f065.jpg

Caverna Três Marias Vila Propício

Visitar a caverna  Três Marias é menos arriscado. O piso é mais plano, com poucas barreiras. É um passeio que pode ser feito por crianças e idosos. Fica a 24km da sede da Viola Propício, ela tem dezenas de formações de estalactites unidas às estalagmites em seus 249m de comprimento sob uma uma serra. 

A cidade tem ainda dois lagos de água cristalina que são completamente encantadores. São eles: Lago do Virgílio e Lago Azul.  Além disso, a cidade tem rios que cortam a cidade e são usados pelos turistas para praticar o boiacross. São eles: Rio Verde; Rio dos Patos e Rio Maranhão;

 

Leia também: 

 

6 estadias espetaculares, desconectadas do mundo e que vão te lembrar de filmes de Hollywood – Curta Mais

 

Viagens internacionais perfeitas e inesquecíveis para fazer com as crianças – Curta Mais

 

https://www.curtamais.com.br/goiania/ilha-paradisiaca-e-um-verdadeiro-refugio-tropical-com-hoteis-e-resorts-cinematograficos