Chapada dos Veadeiros: a misteriosa cachoeira que tem o rosto de um dragão e uma fonte de água termal

A Cachoeira do Dragão encanta com seu visual surreal e só é aberta a visitação na época de seca, que começa em maio.

Mariane Faz
Por Mariane Faz
befe4a1afa3732233d3e3e63487d4117

Se você é um amante da natureza e gosta de aventuras, a Chapada dos Veadeiros é o lugar perfeito para você!

Além de suas paisagens exuberantes, esse destino turístico surpreende os visitantes com uma cachoeira única e encantadora: a Cachoeira do Dragão. Com seu formato inusitado de rosto de dragão na rocha atrás da queda d’água, essa cachoeira é um verdadeiro desafio para os aventureiros que buscam superação em meio à natureza.

Localizada na última etapa do Rio Macaquinhos, no município de São João D’Aliança, a Cachoeira do Dragão é um tesouro escondido na Chapada dos Veadeiros. Para chegar até ela, é preciso percorrer uma trilha de cerca de 7km, incluindo a travessia de cânions e a contemplação das águas cristalinas que compõem o cenário da região.

478db207bf09366cfea6d4e8d5ef70e7.jpeg

Foto: @cachoeiradodragao

Mas não se engane: essa trilha não é fácil e exige bastante preparo físico e mental dos viajantes. No entanto, o esforço vale a pena quando se chega à cachoeira e se depara com sua beleza única. Com cerca de 80 metros de altura, a queda d’água forma um rosto de dragão de perfil, que impressiona os visitantes e inspira muitas fotos e registros.

8e70d16535942a5ddbf6bfdb76433265.jpg

Imagine caminhar por uma formação rochosa de 1.8 bilhões de anos, em um cenário que parece ter saído diretamente do período Jurássico. Parece incrível, não é mesmo? E essa aventura só é possível durante a época da seca e com a presença de um guia local.

Localizada em uma região remota e pouco conhecida, essa formação rochosa guarda segredos impressionantes que só podem ser vistos por aqueles que se arriscam na aventura. O passeio começa com uma caminhada desafiadora, que se divide na parte seca e na molhada. Com grau de dificuldade elevado e longos trechos de natação, a aventura está garantida.

bf267889b74fbe4eff19d355ceafbc91.jpg

Mas não se preocupe, para garantir sua segurança é obrigatório o uso de EPI (equipamento de proteção individual), como colete salva-vidas e capacete. Além disso, o acompanhamento do guia é fundamental para garantir que todos os participantes possam aproveitar ao máximo essa experiência única.

Apesar de estar localizada na área de São João D’Aliança, o local mais perto para chegar até lá é por Alto Paraíso.

Saindo de Alto Paraíso de Goiás, são 11 km de asfalto pelo GO-239 sentido Brasília e depois 35 km de estrada de terra até chegar a Reserva Piraquara.  Com carro 4×4 a trilha a pé diminui (5km) e se for com carro de passeio a trilha dura 7 km.

São três travessias a nado, a última delas em um canion espetacular de com 100 metros de altura. Um verdadeira superação, que termina em uma vista única e com recompensa: uma fonte de água termal quentinha, bem atrás da cachoeira, numa espécie de caverna. É magnífico!

e4bf1d45113f5dfe49a82aaf590d96ad.jpg

É importante lembrar que para seguir na parte molhada da trilha é necessário usar um equipamento chamado neoprene. Uma roupa de borracha, que funciona como um isolante térmico, já que é muito frio por lá!

Na volta, prepare as canelas, pois a subida é bem ingreme! Outra coisa: é importante levar boné ou chapéu, protetor solar, calça comprida, bota para trilha e no mínimo 2 litros de água.

 

Mais Informações

Endereço:  Rodovia GO-239 – Reserva Piraquara – São João da Aliança-GO

Instagram: @cachoeiradodragao

Valor do Ingresso: R$150 por pessoa (entrada+ capacete + colete salva-vidas)

Aluguel do Neoprene: R$ 120 por equipamento diretamente com o guia.

Guia Local: Victor Vieira – Instagram: @rotasdachapada

 

Quer receber nossas dicas e notícias em primeira mão? É só entrar em um dos grupos do Curta Mais. Basta clicar AQUI e escolher.

Fotos: Victor Vieira – Rotas da Chapada