Chapada das Emas em Goiás tem belezas inacreditáveis praticamente intocadas

A nova região turística de Goiás já integra o Mapa de Turismo 2023, com 10 municípios.

Mariane Faz
Por Mariane Faz
973e6052f88794bfe3b30e98fb327a06

Uma nova região turística entra para o Mapa de Turismo de Goiás, a Chapada das Emas. Contemplando 10 municípios, a região do Sudoeste goiano, abriga Parque Nacional das Emas e é referência em ecoturismo e turismo de aventura.

A região vem para completar o mapa, sendo a 11ª região. As outras 10 são: Águas e Cavernas do Cerrado, Negócios e Tradições, Chapada dos Veadeiros, Estrada de Ferro, Lagos do Paranaíba, Vale da Serra da Mesa, Pegadas no Cerrado, Ouro e Cristais, Águas Quentes e Vale do Araguaia.

A Chapada das Emas é uma região de beleza ímpar e contempla 10 municípios: Bom Jardim de Goiás, Baliza, Piranhas, Doverlândia, Caiapônia, Santa Rita do Araguaia, Portelândia, Mineiros, Serranópolis e Chapadão do Céu. O ato foi formalizado entre representantes das prefeituras, que criaram o Fórum Regional da Chapada das Emas.

As cidades da região possuem características similares, além de identidade histórica e geográfica, que facilitam a cooperação entre eles e potencializam o desenvolvimento regional. 

454d73cb89d5225ef642bb9a56c7e5ae.jpg

A região abriga atrativos como o Parque Nacional das Emas, declarado Patrimônio Mundial Natural pela Unesco e uma das poucas unidades de conservação onde se pratica o turismo de aventura, como boia cross, rafting e safári. O local também é muito procurado pelos praticantes de birdwatching (observação de pássaros). 

A Chapada das Emas é atravessada por afluentes do Rio Paranaíba e do Rio Araguaia e termina na Serra do Caiapó.

A altitude pode chegar a 1050 metros e o local possui sítios arqueológicos com mais de 11 mil anos, além de paredões de arenito onde se encontram pinturas rupestres.

Em meio à natureza preservada, o Parque Nacional das Emas é marcado pela bioluminescência que ocorre em cupins espalhados pela vegetação, fenômeno que pode ser observado em passeio de carro. 

Fenômeno

Foto: Alessandra Biarzi

O cicloturismo, boia cross e o passeio de bote inflável integram o turismo de aventura na região.

Outra opção para o visitante é o Cânion do Rio Araguaia, onde é possível praticar rafting ou canoagem, navegando por corredeiras. Os saltos Paraguassu e São Domingos e as cachoeiras Santa Helena e Couto Magalhães também fazem parte dos atrativos do Sudoeste goiano.

Canyons do Rio Araguaia: tudo que você precisa saber para visitar esse  paraíso em Goiás - Curta Mais

Foto: Trilhas do Cerrado

Além das belezas naturais, a região oferece eventos de manifestações culturais e elementos da gastronomia goiana, como a produção de pamonha, queijo cabacinha, baru, frango com guariroba, rapaduras e doce de leite. 

 

Quer receber nossas dicas e notícias em primeira mão? É só entrar em um dos grupos do Curta Mais. Basta clicar AQUI e escolher.

Foto de Capa: Luciano Guimarães/Goiás Turismo