Central sobre coronavírus já atendeu mais de 6 mil pessoas em Goiânia

O atendimento via call center visa diminuir aglomerações nas unidades de saúde

Renan Camiran
Por Renan Camiran
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No dia 19/03 começou a funcionar, em Goiânia, a Central Humanizada de Orientações sobre o COVID-19 e, desde então, mais de 6 mil ligações foram atendidas.

O objetivo é que as pessoas busquem, via telefone, orientações sobre o coronavírus de modo que evitem super lotações e aglomerações em postos de saúdes e hospitais.

Nos dizeres de Silvio Queiroz, superintendente de gestão de redes de atenção à saúde da Secretaria Municipal da Saúde de Goiânia, “Muitos pacientes com sintomas de gripe buscam orientação e por serem atendidos na central por profissionais de saúde, como enfermeiros e médicos, os usuários acabam se sentindo mais confortáveis e seguros para seguir as orientações corretas. Isso ajuda inclusive a reduzir a exposição de pessoas que procurariam uma unidade de saúde sem necessidade”.

A prefeitura também informou que a equipe de atendimento é atualizada e capacitada para esclarecer dúvidas e informações falsas (fake news) sobre a pandemia. “A central é dos canais de informações oficiais da SMS , então a população deve buscar sempre este canal para tirar as dúvidas sobre o que é verdade ou não”- ressalta Queiroz.

A equipe de atendimento conta com 36 técnicos de enfermagem, 16 enfermeiros, 16 médicos e um coordenador divididos em dois turnos, das 7h às 13h e das 13h às, disponíveis em todos os dias da semana, inclusive aos feriados. Já o atendimento das 19h às 7h é eletrônico, com o objetivo de informar ao usuário sobre os horários de funcionamento da central.

Os atendimentos estão distribuídos em 3 níveis, o primeiro é realizado por técnicos de enfermagem, o segundo por enfermeiros e o terceiro por médicos. O atendimento de cada nível depende da satisfação da necessidade do usuário, deste modo, se a dúvida não for sanada nos níveis iniciais, a ligação pode ser transferida até que o usuário fale diretamente com um médico.

 

Serviço

Central Humanizada de Orientações sobre o COVID-19

Telefone: 62 3267-6123
Horário de Atendimento: das 7h às 19h (todos os dias, inclusive feriados).