Celebridades protestam contra ‘golpe de Estado’ em Cannes

Adelina Lima
Por Adelina Lima
36bbdc56661fddd7b31046ca16d0d4c8

Liderada por Kleber Mendonça Filho e Sônia Braga, a equipe do filme “Aquarius” fizeram um protesto contra a atual situação do Brasil. Os artistas levantaram alguns cartazes com frases como “Um golpe ocorreu no Brasil”, “Resistiremos” e “Brasil não é mais uma democracia”, em pleno tapete vermelho na estreia do filme em Cannes. Logo depois, os artistas voltaram a se manifestar ao grito “Fora!” na sala do Grande Teatro Lumière.

Um deles, abriu a blusa para mostrar uma camiseta com a seguinte fase: “Super Dilma”, com o intuito de apoiar a presidente que se encontra afastada do cargo, aguardando o julgamento do processo de impeachment.

Os artistas criticaram, em entrevista, o “golpe de Estado” do vice-presidente Michel Temer, que assumiu a presidência após a abertura do julgamento de impeachment de Dilma, e sua decisão de acabar com o ministério da Cultura, integrando-o ao da Educação. A maioria dos filmes brasileiros apresentados em Cannes foram financiados com ajudas estatais do governo à indústria cinematográfica, indicaram os artistas.