Catedral das Artes reúne exposições, biblioteca e cinema gratuito em Goiânia

Com um conjunto arquitetônico inspirado nas formas orgânicas do cerrado, o Instituto Cultural chama a atenção por quem passa pelo St. Santa Genoveva

Redação Curta Mais
Por Redação Curta Mais
a783857b248316262a87fd86effc3783

Com um conjunto arquitetônico inspirado nas formas orgânicas do cerrado, o Instituto Cultural chama a atenção por quem passa pelo St. Santa Genoveva. Uns dizem que parece “casa de índio”, outros chamam de “iglus” de barro, ou “ocas de cupim gigantes”. Tem até quem acredite ser casa de gente que acredita em Extraterrestres! Mas, na verdade, a arquitetura se baseia em réplicas de ocas indígenas. O local inusitado se trata do Instituto Cultural Noé Luiz da Mota, mais conhecido como Casa de Cultura Noé Luis da Mota ou apenas Catedral das Artes.

9d3d1667ebca1de0ecfe792c5b386967.jpg
Imagem: Facebook | Divulgação

Logo na entrada tem uma placa bem enferrujada com os dizeres: “Não é só você que está curioso, eu também ainda estou”. É assim que começa a visita na Catedral que tem muito além de apenas curiosidade despertada por quem ali passa. A Catedral das Artes é uma Organização Não Governamental, sem fins econômicos, criada sob a égide da Lei 9.790/99 e atua na promoção, pesquisa e divulgação sócio-cultural e educativa das manifestações artísticas e defesa do meio ambiente. 

58cf6d0d0076bdf79a63024bfe3aaddf.jpg
Imagem: Facebook | Divulgação

Construída pelo Artista Plástico Noé Luís da Mota em julho de 1988 e inspirada nas formas orgânicas do cerrado goiano, a Catedral das Artes está localizada a 500m do aeroporto e a 3 km da estação rodoviária, facilitando a localização e o acesso às suas dependências. Um fato curioso, é que todo o local foi construído sem o auxílio de pedreiro, arquiteto ou engenheiro. Foi tudo das mãos do artistas plástico Noé Luis da Mota. Ele levou cerca de 3 anos para terminar.

77a9b1dbad7f6582df0ec939d3c2e020.jpg
Imagem: Edgard Soares

Atuando desde 1991 a Catedral das Artes busca atender demandas existentes na produção artística e cultural do Centro-Oeste e do território nacional, tendo como prioridade o objetivo de criar, elaborar, implementar e dirigir projetos culturais, artísticos e sócio-ambientais, mantendo perfeita consonância com os interesses da comunidade que representa, além de uma interação harmoniosa com as demais Ong’s.

A Casa tem o intuito de ressaltar a cultura e a arte goiana, expondo obras de artistas regionais e exibindo filmes com produções locais e nacionais. Tudo isso de forma gratuita! Além disso, promover o intercâmbio cultural e a consciência ecológica. Ah, e conta com uma biblioteca disponível para pesquisas e estudos totalmente aberta ao público.

2d73a29545b405b615a0256a2bb2925e.jpg
Imagem: Edgard Soares

Atualmente várias obras de artistas goianos estão expostas e abertas a visitação. Lá você vai encontrar a arte de Noé Luis da Mota, Gustav Ritter, Veiga Valle, Omar Souto, Cecy Curado, Amaury Menezes Jorge entre outros.  Você pode conferir também uma excepcional exposição de filmadoras e câmeras fotográficas antigas, totalmente gratuita.

a583b3d82eded549bfd858adf137b40a.jpg
Imagem: Edgard Soares

O Instituto conta no total com salas de leitura, espaço para exposição, biblioteca, salas de projeção para teatro e área externa com muito verde.

CineClub

Com o intuito de exibir produções goianas ou que foram filmadas por nossas terras, o espaço conta com um cineclub que exibe toda quinta-feira um filme, documentário, curta ou longa-metragem de graça pra quem quiser assistir ou discutir sobre, a partir das 20h.

Serviço

Catedral das Artes

Onde: R. Campo Verde, 291 – Santa Genoveva
Horário de funcionamento: 9h às 18h
Telefone: (62) 3264-1304
Mais informações: Perfil Facebook

Capa: Edgard Soares

Siga Curta Mais nas redes sociais:

Curta Mais no Facebook

Curta Mais no Instagram

Curta Mais no Twitter