“Casa Milagre”: conheça a casa que não foi atingida pela lava do vulcão Cumbre Vieja

A lava circulou em volta da pequena casa que fica em El Paraíso, onde mais da metade das residências foram destruídas

Beatriz Mendes
Por Beatriz Mendes
65a213715aa797dd3afa665c24d35943

Nesta semana, a fotografia de uma casa em meio a lava do vulcão Cumbre Vieja, em La Palma, viralizou nas redes sociais. A “casa milagre”, como está sendo chamada, não foi atingida pela destruição da lava e permanece intacta.

 

O jornalista Gonzalo Suárez conta, no El Mundo, que a holandesa Ada Monnikendam navegava pelas redes sociais quando viu uma das várias fotografias do vulcão e da lava em La Palma. Era uma imagem, escreveu o jornalista, de “uma idílica casa unifamiliar que escapou milagrosamente ao rio de lava do vulcão do Cumbre Vieja, numa minúscula ilha rodeada de rocha vulcânica”. 

 

Ao ver a imagem, Ada disse que conhecia a casa. “Eu e o meu marido construímos”, afirmou. O casal construiu a casa para Inge e Rainer Cocq, dois dinamarqueses que não vão à ilha desde que começou a pandemia.

 

Ada Monnikendam informou que todos choraram quando ela lhes contou que “a casa estava intacta”. 

 

A lava circulou em volta da pequena casa que fica em El Paraíso, onde mais da metade das residências foram destruídas, assim como a escola da localidade.

 

24e45cf9bd7220a84c2098b298fa4f6b.jpg

 

Os donos continuam na Dinamarca e não pensam em viajar logo para a ilha. Segundo o jornalista Gonzalo, eles ficaram muito contentes porque a casa escapou à fúria da natureza. Dizem agora que talvez voltem, quando a situação se acalmar. 

 

O vulcão Cumbre Vieja, que entrou em erupção em La Palma, nas Ilhas Canárias, já destruiu mais de 200 casas e milhares de pessoas tiveram de ser evacuadas. A lava continua a descer lentamente a caminho do mar, destruindo tudo por onde passa. 

 

A erupção é a primeira em La Palma desde outubro de 1971, quando o vulcão Teneguia expeliu lava durante três semanas. La Palma, com 85 mil habitantes, é uma das oito ilhas do Arquipélago das Canárias. 

 

Fonte: Agência Brasil